Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Buscar em posts
Buscar em páginas

7 de maio – Dia do Oftalmologista

Outras notícias

...

Realizada a eleição da nova diretoria da CNPL

A eleição para a gestão da Confederação Nacional das Profissões Liberais para o quadriênio 2021/2024, foi realizada na última semana…

Cartilha “Bem estar animal – respeito e responsabilidades”

O médico veterinário e Presidente do SIMVERJ Claudio Sergio Pimentel Bastos lançou a cartilha “Bem estar animal - respeito e…

18 de outubro: Dia do Médico

A Escola de Cirurgia da Bahia foi a primeira escola de ensino superior de medicina no Brasil. Criada na época…

Dia nacional do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional

No dia 13 de outubro comemora-se o dia nacional do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. Em 2015, por meio da…

O 7 de maio foi escolhido para celebrar o Dia do Oftalmologista porque coincide com a data de fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 1930. Em 1986 a data passou a integrar o calendário nacional, por meio da Portaria 398, do Ministério da Saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil tenha quase 1,2 milhão de cegos, dos quais 60%, ou 700 mil, em números absolutos, poderiam ter a condição evitada ou revertida caso recebessem tratamento adequado a tempo. Assim, esta data também é um momento para a sociedade lembrar-se da importância da consulta periódica ao especialista ocular. Desse modo, é possível identificar e prevenir uma série de problemas comuns à visão.

A oftalmologia é uma das especialidades que mais tem evoluído ao longo dos anos. Apresenta avanços que contribuem muito na excelência do diagnóstico e tratamento de diversos problemas e doenças oculares. Outro avanço está na inclusão na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) de tratamentos e cirurgias que são muito mais personalizados e focados nas necessidades dos pacientes.

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)