Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Buscar em posts
Buscar em páginas

Aprovada a MP que permite redução de salário e de jornada durante a pandemia

Outras notícias

...

Greve nacional dos entregadores de aplicativo

Na próxima quarta-feira (1º), os trabalhadores de entregas que realizam seu serviço por meio de aplicativos vão paralisar suas atividades.…

Vice-governador do Paraná, Darci Piana, recebe diretores da FECOPAR para tratar de assuntos do interesse da classe contábil

Darci Piana, vice-governador do Paraná, recebeu Gilson Luis da Silva e Vilson Oliveira de Souza, diretores da FECOPAR no Palácio…

CSI promove campanha mundial para enfrentamento das consequências econômicas do Covid-19

A pandemia causada pelo novo coronavírus gerou uma crise social e econômica que colocou sob holofotes os problemas do atual…

18 de junho: Dia do Químico

Em 18 de junho de 1956, o então presidente Juscelino Kubitschek assinou a “Lei Mater dos Químicos”. Com isso, foi…

O Senado Federal aprovou na tarde de ontem (16) a MP 936/2020, que permite redução de salários e jornadas, além da suspensão de contratos durante a pandemia causada pelo coronavírus. A MP criou o chamado Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Mesmo com alertas sobre a inconstitucionalidade de pontos da medida e a falta de assistência ao trabalhador por meio das entidades sindicais, o texto foi aprovado com modificações e segue para sanção presidencial.

Entre os pontos estabelecidos, consta que o salário não poderá ser reduzido a valor menor que o salário mínimo – R$ 1.045,00 – e que a jornada de trabalho poderá ser reduzida de 25%, 50% ou 75%, variando de acordo com a faixa salarial do trabalhador. Fica dispensada, em alguns casos estabelecidos no texto da MP, a participação das entidades sindicais nas negociações.

Como contrapartida a quem fizer o acordo, o programa garante o pagamento, por parte da União, de uma parte do seguro-desemprego por até 60 dias ao trabalhador com contrato suspenso ou por até 90 dias, para quem tiver o salário ou a jornada de trabalho reduzidos. O trabalhador terá seu emprego garantido pelo dobro do tempo em que passar pelas reduções.

Para mais detalhes sobre a MP 936//2020, acesse: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/06/16/programa-para-manter-empregos-durante-pandemia-segue-para-sancao

(Com informações da Agência Senado)