Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Aprovada a MP que permite redução de salário e de jornada durante a pandemia

Outras notícias

...

Lei da Igualdade Salarial invade liberdade de empresa, diz juíza federal

Por entender que a Lei 14.611/2023 — conhecida como Lei da Igualdade Salarial — criou demandas que invadem a liberdade…

Itaú trata seus trabalhadores como descartáveis e amplia terceirização da Central PJ

Em março, o Sindicato dos Bancários de São Paulo denunciou que a terceirização da Central PJ (produto Cartões) havia começado. Agora, as…

Como aço chinês mergulhou indústria siderúrgica da América Latina em enorme crise

As importações de aço chinês barato geraram uma crise na indústria siderúrgica latino-americana, dizem entidades do setor. Article information A…

Bitcoin sobe após halving e novo protocolo de tokens

Bitcoin hoje sobe após halving e novo protocolo de tokens© Reuters O preço do bitcoin, no dia 22/, registrava alta…

O Senado Federal aprovou na tarde de ontem (16) a MP 936/2020, que permite redução de salários e jornadas, além da suspensão de contratos durante a pandemia causada pelo coronavírus. A MP criou o chamado Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Mesmo com alertas sobre a inconstitucionalidade de pontos da medida e a falta de assistência ao trabalhador por meio das entidades sindicais, o texto foi aprovado com modificações e segue para sanção presidencial.

Entre os pontos estabelecidos, consta que o salário não poderá ser reduzido a valor menor que o salário mínimo – R$ 1.045,00 – e que a jornada de trabalho poderá ser reduzida de 25%, 50% ou 75%, variando de acordo com a faixa salarial do trabalhador. Fica dispensada, em alguns casos estabelecidos no texto da MP, a participação das entidades sindicais nas negociações.

Como contrapartida a quem fizer o acordo, o programa garante o pagamento, por parte da União, de uma parte do seguro-desemprego por até 60 dias ao trabalhador com contrato suspenso ou por até 90 dias, para quem tiver o salário ou a jornada de trabalho reduzidos. O trabalhador terá seu emprego garantido pelo dobro do tempo em que passar pelas reduções.

Para mais detalhes sobre a MP 936//2020, acesse: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/06/16/programa-para-manter-empregos-durante-pandemia-segue-para-sancao

(Com informações da Agência Senado)