Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Azevêdo diz que negociações da Rodada Doha devem ser intensificadas

Outras notícias

...

DIRF: 82% dos profissionais não concordam com a prorrogação

  Pesquisa aponta que 85% dos profissionais contábeis já tinham se preparado para a substituição da DIRF pela EFD-Reinf; entenda…

Intel diz que PCs deverão ter tecla Copilot obrigatória no Windows

  Créditos: Divulgação/Microsoft Expectativa da Intel e Microsoft é que OEMs se alinhem gradualmente às novas exigências A Intel revelou recentemente que…

Grafeno, o mineral obtido a partir do grafite, que, apesar de extremamente fino, é mais forte que o aço e mais duro que o diamante

Imagine um material tão revolucionário que poderia transformar a maneira como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. Esse material existe, e seu…

Petrobras busca apoio para explorar petróleo na margem equatorial

Região abrange costa marítima que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte A Petrobras realizou, nos últimos dias, dois…

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, disse nesta segunda-feira que os prejuízos gerados pelo fracasso das negociações na Rodada Doha serão ainda maiores do que os benefícios de um possível sucesso. Azevêdo discursou no início a manhã, em Genebra, na Suíça, na cerimônia que marcou o início de sua gestão na OMC.

“O mundo não vai esperar a OMC por tempo indeterminado. E as soluções não serão tão eficientes e inclusivas quanto as que encontrarmos aqui”, destacou o diretor-geral, sobre as alternativas que têm sido buscadas por diversos países devido à paralisia de Doha, cujos temas voltarão a ser discutidos na 9ª Conferência Ministerial da OMC, em Bali, na Indonésia, no início de dezembro.

Azevêdo já havia dito, em outros discursos, que a necessidade de intensificação das negociações de Doha seria o principal desafio de sua gestão. “O que as pessoas veem é [a Rodada] Doha e a percepção que têm é de falta de efetividade, paralisia. O nosso fracasso irá lançar uma sombra sobre o sistema e é essencial dar novo fôlego às negociações”, disse. O diretor-geral acredita que o multilateralismo é a melhor solução contra o protecionismo e explicou que irá privilegiar os países em desenvolvimento e de menor desenvolvimento relativo nas negociações para garantir que “suas vozes sejam ouvidas” no âmbito do sistema multilateral. O discurso de Azevêdo foi o primeiro como diretor-geral da organização. Sua posse ocorreu na manhã de hoje, embora ele tenha assumido o cargo há uma semana, em substituição ao francês Pascal Lamy. O chanceler brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo Machado, está em Genebra para acompanhar a posse do colega. O embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, é o primeiro latino-americano na direção-geral da OMC. Disputada até o último minuto, a eleição envolveu uma longa negociação que vem desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fonte: Agência Brasil

]]>