Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

CNPL participa de XI Congresso Nacional Sindical dos Enfermeiros (Conse)

Outras notícias

...

Decisões do judiciário são pela volta da homologação na rescisão de contrato de trabalho

Especialista alerta para algumas decisões do Poder Judiciário que podem trazer de volta a homologação de rescisão de contrato de…

Atuação como militante sindical não caracteriza relação de emprego

Uma trabalhadora que prestou serviços para entidade sindical por oito anos não obteve reconhecimento de vínculo empregatício com o sindicato,…

As razões por que executivos pressionam pela volta do trabalho presencial nos 5 dias da semana

A JPMorgan Chase é uma das empresas do setor financeiro que vêm exigindo o trabalho presencial dos seus funcionários Em…

Lei da Igualdade Salarial invade liberdade de empresa, diz juíza federal

Por entender que a Lei 14.611/2023 — conhecida como Lei da Igualdade Salarial — criou demandas que invadem a liberdade…

Nos dias 5 e 6 de novembro, representantes da CNPL participaram dos trabalhos realizados na décima primeira edição do Conse, na cidade de São Paulo. Neste ano, o tema foi “Valorização e Reconhecimento da Enfermagem em Defesa da Vida”. Entre as atividades lá desenvolvidas, houve o 1º Ciclo de palestras tratando sobre a Conjuntura Nacional e Internacional da Enfermagem.

A então presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) Solange Caetano, comentou o impacto que as últimas reformas – trabalhista, da previdência e, agora, sindical, tem causado no movimento das entidades como um todo. “Fazer um Congresso hoje na atual conjuntura não é nada fácil. (…) Mas tenho certeza que os presentes vão trabalhar para construir políticas de fortalecimento para o próximo período e ampliar direitos para a categoria. Vamos sair mais fortalecidos na luta.”

Durante o Congresso, o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais Carlos Alberto Schmitt de Azevedo integrou a mesa de abertura, junto a outros dirigentes sindicais. Em sua fala, Schmitt ressaltou a importância do Conse e manifestou apoio aos profissionais de enfermagem no Brasil. “Temos sempre que estar rediscutindo a nossa atuação profissional, sindical e política, já que este é um momento extremamente difícil para qualquer categoria”, comentou. “Não existe, historicamente, nenhuma democracia que não tenha um movimento sindical forte. Nem na época da Ditadura Militar houve tentativas de acabar com o custeio sindical. Por isso, eventos como o Conse são importantes para se ter um amplo debate”.

Com informações da Ascom FNE