Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

CNPL participa do I Fórum sobre as habilidades Biomédicas frente às demandas da saúde diagnóstica no Piauí

Outras notícias

...

Governo Federal prepara pacote de crédito para pequenos negócios

Medida Provisória deve sair na semana que vem e prevê renegociação de dívidas do Pronampe e condições especiais para empresas…

Jornada de trabalho extenuante pode dar direito à indenização por dano existencial

Confira caso que garantiu proteção à trabalhadora que tinha jornadas de até 14 horas Empregadores que excedem os horários de…

DIRF: 82% dos profissionais não concordam com a prorrogação

  Pesquisa aponta que 85% dos profissionais contábeis já tinham se preparado para a substituição da DIRF pela EFD-Reinf; entenda…

Intel diz que PCs deverão ter tecla Copilot obrigatória no Windows

  Créditos: Divulgação/Microsoft Expectativa da Intel e Microsoft é que OEMs se alinhem gradualmente às novas exigências A Intel revelou recentemente que…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) participou, no dia 14 de outubro, do I Fórum sobre as habilidades Biomédicas frente às demandas da saúde diagnóstica no Piauí e da II Reunião do Sindicato dos Biomédicos do Estado do Piauí (SINDBIESP). O evento realizado pelo Centro Acadêmico de Biomedicina do UNINOVAFAPI contou com a participação de mais de 200 estudantes e profissionais biomédicos brasileiros. A CNPL esteve representada pelo presidente Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, pelo vice-presidente José Ribeiro dos Santos Júnior e pela presidente da Federação Nacional Dos Profissionais da Química, Sandra Maria de Souza.

Na ocasião, o presidente da CNPL ministrou a palestra “Estrutura Sindical das Profissões Liberais” em que apresentou o atual modelo sindical constitucional, conforme prevê o Artigo 8º da Constituição Federal, no âmbito da liberdade e unicidade sindical, contribuição sindical obrigatória, direito à livre filiação e a organização sindical por categoria – econômica, profissional e profissional diferenciada -, para fortalecer o trabalho sindical dos biomédicos. “O I Fórum foi uma oportunidade ímpar para esclarecer essa organização sindical aos acadêmicos de biomedicina, que representam a nova geração de profissionais nessa área e buscam ampliação do mercado de trabalho. Destacamos o papel do sindicato, como guarda-chuva, na proteção da categoria e a posicionamento da CNPL em diversas frentes de articulação para o aprimoramento da legislação dos profissionais liberais”, ressaltou.

 

Carlos Alberto Schmitt de Azevedo também apresentou a estrutura sindical brasileira, composta por 35 confederações, 421 federações e 11.221 sindicatos em todo o território nacional, com destaque para o papel da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), legalmente reconhecida por meio do Decreto n. 35.575/1954, como entidade sindical de grau superior, coordenadora dos interesses das profissões liberais no Brasil. Para a CNPL, o evento foi extremamente importante para debater não somente as demanda da saúde dos biomédicos, mas também sobre a organização sindical dos profissionais liberais no estado. A CNPL também contribuiu na organização da Federação da categoria dos Biomédicos no Piauí, tendo em vista que o profissional liberal é considerado categoria diferenciada de trabalhador, que pode contar, ainda, com atribuições fiscalizatórias ou regulamentares da atividade laborativa.

A Negociação Coletiva foi outro ponto abordado pelo Presidente da CNPL na palestra durante o I Fórum. De acordo com a Lei nº 7.316/1985, atribui-se às entidades sindicais que integram a CNPL, o mesmo poder de representação dos sindicatos representativos das categorias profissionais diferenciadas. Programação O presidente do SINDBIESP, Luiz Guedes, apresentou a palestra “As demandas da saúde diagnósticas em São Paulo disponíveis ao Biomédico”. Já o diretor Social do SINDBIESP, especialista Biomédico, Rodrigo Mendes de Carvalho, ministrou a palestra sobre “A atual Regulação do profissional Biomédico no Piauí”. Por fim, foi aberto um espaço para perguntas e respostas do público participante. O evento também oportunizou o diálogo aproximado de entidades coirmãs para definição de parcerias, entre o SINDBIESP, CNPL, SINDBIOMÉDICOS-DF e UNINOVAFAPI para novos encontros, em temas pertinentes ao Biomédico. O deputado estadual do Piauí, Georgiano Neto, reforçou o compromisso no apoio disponibilizado para recebimentos de benefícios dos Títulos da Entidade e a articulação com Brasília/DF e São Paulo para incluir biomédico nos concursos das forças armadas. Além da confirmação de agenda com o prefeito de Teresina para criar a carreira do Biomédico no município de Teresina.

]]>