Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Desenvolvimento social como agente transformador do Brasil

Outras notícias

...

Sem acordo, sindicatos encerram negociações sobre piso salarial da enfermagem na rede privada

Rodada de negociações Cada instituição agora fará acordos com os profissionais de enfermagem. A última rodada de negociações para debater…

CNPL promove reunião da Diretoria Plena

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, reuniu, na tarde do dia 17/4, de forma virtual, a sua Diretoria…

Órgão setorial da AGU recomendou que ministério retirasse sindicalização do PLP 12/2024

A Consultoria Jurídica da Advocacia-Geral da União (AGU), que assessora o Ministério do Trabalho, recomendou que a pasta excluísse a…

Lei de Cotas e PEC dos quinquênios: expectativa na CCJ do Senado

Executivo corre contra o tempo para renovar ação afirmativa, enquanto Judiciário monitora proposta de adicional por tempo de serviço O…

O VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais ampliou, no dia 17 de maio, em Brasília/DF, o debate sobre o desenvolvimento social do país. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar e o professor e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp, Marcio Pochmann, destacaram as principais mudanças geradas na transição de uma sociedade industrial para uma de serviços e fizeram uma análise do atual cenário do Brasil, frente aos eventuais descompassos e distorções que geram o fenômeno da inconstitucionalidade.

O professor e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp, Marcio Pochmann, abordou as “Inflexões na sociedade brasileira e a questão social”, com ênfase nas heranças da antiga sociedade agrária, nas anomalias da sociedade urbana e industrial, bem como nas especificidades da atual transição para uma sociedade de serviços. “Entre 1940 e 1980 podemos observar uma estruturação diferente no mercado de trabalho, com expressivo crescimento de trabalhadores formais, de 12,9% para 50,6%. Nesse contexto também é importante ressaltar a queda de trabalhadores ocupados sem remuneração de 21,9% para 9,5%, o que gerou crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, mobilidade social e concentração da renda e refletiu, até 2008, na queda da exclusão dos pobres e analfabetos da política”, esclareceu.

Nesse contexto, Marcio Pochmann pontuou também, entre as anomalias da sociedade urbana e industrial, a regulação pública do trabalho assalariado, a segmentação do trabalho por mercado interno nas grandes empresas. Além da predominância da ocupação nas micro e pequenas empresas, a presença dos sindicatos oficiais de contida organização por local de trabalho, a predominância da cultura do dissídio coletivo, a intensa mobilidade social ascendente, especialmente de trabalhadores migrantes do campo para a cidade e de pequenas cidades para grandes centros metropolitanos e o registro dos monopólios sociais às categorias profissionais, como educação superior, saúde, habitação, entre outras, geradas do ponto de vista da sociedade para entender os desafios da atualidade. “O VIII Congresso é uma importante oportunidade aos profissionais liberais para ter um olhar mais amplo e ao mesmo tempo organizar suas atividades para além do congresso”, completou.
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar, esclareceu os impactos decorrentes da proposta de alteração trabalhista que tramita no Senado, remarcou a importância de valores constitucionais, vinculados ao mundo trabalho e sobre tudo do valor do trabalho decente, assumido pelo Brasil, pela Confederação Nacional das Profissões Liberais e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Estamos diante de propostas no Congresso que priorizam de maneira bastante expressiva os interesses do patronato, desequilibrando assim a relação entre o capital e o trabalho. Essa modificação irá gerar uma série de discussões perante o poder judiciário, inclusive sobre a constitucionalidade dessas modificações, seja via controle concentrado perante o STF ou via controle difuso. Particularmente, a expectativa é que os valores constitucionais sejam preservados, que não hajam retrocessos e que se estabeleça uma relação harmônica entre o capital e o trabalho”, explicou.

Por fim, Douglas Alencar foi incisivo ao afirmar que o debate atual sobre as reformas estruturantes do país não se esgotará na arena parlamentar. “Os juízes hoje são agentes políticos conscientes de seu papel e estão comprometidos com os valores constitucionais. Esses valores anunciados no início do Artigo 7º, pontuam o compromisso na nossa ordem social, com a melhoria da condição social do trabalhador”, concluiu.

O Eixo Social contou com a coordenação da diretora da CNPL Maria de Fátima Antunes Fuhro e a relatoria do 2º vice-presidente da CNPL, Moisés Antônio Bortolotto. 

 

]]>