Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Dilma sanciona ampliação do Pronatec para instituições da rede privada

Outras notícias

...

Jornada de trabalho extenuante pode dar direito à indenização por dano existencial

Confira caso que garantiu proteção à trabalhadora que tinha jornadas de até 14 horas Empregadores que excedem os horários de…

Governo Federal prepara pacote de crédito para pequenos negócios

Medida Provisória deve sair na semana que vem e prevê renegociação de dívidas do Pronampe e condições especiais para empresas…

DIRF: 82% dos profissionais não concordam com a prorrogação

  Pesquisa aponta que 85% dos profissionais contábeis já tinham se preparado para a substituição da DIRF pela EFD-Reinf; entenda…

Intel diz que PCs deverão ter tecla Copilot obrigatória no Windows

  Créditos: Divulgação/Microsoft Expectativa da Intel e Microsoft é que OEMs se alinhem gradualmente às novas exigências A Intel revelou recentemente que…

A presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta quarta-feira (5), a medida provisória transformada em projeto de lei de conversão e o Diário Oficial da União trouxe publicada, quinta-feira (6), a Lei 12.816/13, que amplia a oferta de bolsas do Pronatec. O programa, criado em 2011 pelo governo federal, tem o objetivo de aumentar o acesso ao ensino técnico e à qualificação profissional.A nova lei permite às instituições privadas de ensino superior, profissional e tecnológico participarem voluntariamente do programa.

As instituições vão receber recursos do governo em valores proporcionais ao número de vagas. O material escolar, transporte e alimentação dos alunos também estão incluídos na bolsa financiada pelos cofres públicos. O Pronatec tem como um dos focos o segmento de tecnologia da informação, reduzindo o déficit de mão de obra qualificada. Antes da alteração da lei, o programa era formado por redes municipais e estaduais de ensino público somados aos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S – Sesc, Senai, Sesi etc.). A alteração na lei permitirá ao governo repassar recursos às instituições públicas e privadas em valores proporcionais ao número de vagas, e não mais ao número de alunos atendidos. Na Câmara, os deputados excluíram do texto a permissão para o professor lecionar por mais de um turno em um mesmo estabelecimento de ensino, sem contar o tempo de recreio e de almoço. Outra modificação é o aumento de 160 para 200 horas a carga horária mínima dos cursos que podem ser oferecidos nas modalidades de educação profissional e tecnológica. Ficou estabelecido ainda que devem ter prioridade nos cursos profissionalizantes a participação de mulheres que são chefes de famílias e também daquelas que estão inscritas em programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família. Segundo dados do Ministério da Educação, o Pronatec tem uma meta de oferecer cursos para 8 milhões de estudantes e trabalhadores até 2014. Até o fim do ano passado, o programa atendia 2,5 milhões de beneficiários. Fonte: Agência Diap

]]>