Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Estamos em contagem regressiva para o Fórum CNPL em Ação! Conheça Marcio Monzani, palestrante do segundo dia de evento

Outras notícias

...

Sindicato e escritório de advocacia são condenados pelo TST por reterem crédito de trabalhadores

Colegiado entendeu que os descontos são ilegais e tem impacto social. TST condenou um sindicato do Espírito Santo e um…

Sem acordo, sindicatos encerram negociações sobre piso salarial da enfermagem na rede privada

Rodada de negociações Cada instituição agora fará acordos com os profissionais de enfermagem. A última rodada de negociações para debater…

CNPL promove reunião da Diretoria Plena

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, reuniu, na tarde do dia 17/4, de forma virtual, a sua Diretoria…

Órgão setorial da AGU recomendou que ministério retirasse sindicalização do PLP 12/2024

A Consultoria Jurídica da Advocacia-Geral da União (AGU), que assessora o Ministério do Trabalho, recomendou que a pasta excluísse a…
  • 30 de agosto de 2019

O processo de mudanças nas relações trabalhistas não é algo novo, tampouco exclusivo do Brasil. Há casos de enfraquecimento do movimento sindical que datam desde o mandato de Ronald Reagan nos EUA (1981- 1989) e da primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher (1979 – 1990). Isso sem contar os diversos casos ocorridos por toda a América Latina.

Trazendo uma visão global do processo de mudanças sociais e laborais, Marcio Monzani vai traçar paralelos entre a história de diversos países e o caso brasileiro de precarização sistemática do trabalho. Para se ter uma ideia, hoje há mais de 500 leis trabalhistas ao redor do mundo que causam prejuízos aos profissionais. Só na América Latina, nos últimos anos, 30 países passaram por Reformas neste sentido, sendo que em apenas um deles, no Uruguai, as mudanças foram positivas para os trabalhadores.

Com a fala de Monzani, os participantes poderão saber mais sobre os diversos casos mundiais de flexibilização de leis e de direitos e as medidas tomadas pelos sindicatos para conseguir retomar seu protagonismo nestes países. Além disso, os dirigentes sindicais também aprenderão mais sobre o documento da OIT que trata do Futuro do Trabalho.

Palestrante: MARCIO MONZANE

Secretário-Geral Regional da UNI América