Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Fórum de Atualização Sindical para a Região Sudeste supera expectativas

Outras notícias

...

Como aço chinês mergulhou indústria siderúrgica da América Latina em enorme crise

As importações de aço chinês barato geraram uma crise na indústria siderúrgica latino-americana, dizem entidades do setor. Article information A…

Bitcoin sobe após halving e novo protocolo de tokens

Bitcoin hoje sobe após halving e novo protocolo de tokens© Reuters O preço do bitcoin, no dia 22/, registrava alta…

IA pode ser a “salvação” para a escassez de mão de obra no Japão

Imagem: OlharDigital/DALL-E Tecnologia já vem sendo essencial na alimentação, no agro e até na administração pública No Japão, uma nação…

Quem tem direito à herança sem testamento?

Mesmo sem testamento, a lei protege os herdeiros necessários na partilha de bens Embora seja um instrumento bastante conhecido entre…

Comitê de Formação da CNPL comemora a boa receptividade das lideranças sindicais da Região Sudeste que participaram do evento

“A realização desses ciclos de fóruns de atualização sindical em todas as regiões brasileiras soam como a forma mais eficaz de a Confederação se aproximar efetivamente de suas bases e amplificar um projeto nacional de qualificação das lideranças sindicais das profissões liberais”, afirmou Carlos Alberto de Azevedo, presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, ao se dirigir aos participantes do Fórum de Atualização Sindical, voltado para a Região Sudeste e realizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 16 de agosto, no Copacabana Praia Hotel.

Dirigentes sindicais de entidades representativas de profissionais liberais da região, bem como representantes de sindicatos de Federações e Sindicatos das regiões Sul e Nordeste também estiveram presentes, confirmando a ampla abrangência da iniciativa da diretoria da CNPL em investir na qualificação e atualização de suas bases.

Para Azevedo, a qualidade e a competência dos palestrantes convidados que abriram um amplo leque de novas informações para os sindicalistas presentes foi fundamental para o sucesso do evento. O presidente aproveitou a ocasião para descrever as principais ações da Confederação no acompanhamento de projetos e políticas voltadas para os profissionais liberais.

Abertura

O vice-presidente da CNPL Rogério Noé, representando o presidente Carlos Alberto de Azevedo, abriu o Fórum de Atualização Sindical, reforçando a importância de os dirigentes sindicais das entidades de profissionais liberais se reciclarem e se atualizarem par um melhor exercício da representação sindical.

“Nada mais importante que possamos oferecer às nossas entidades filiadas ferramentas para que possam exercer uma representação de qualidade, baseada na eficiência e na competência”, afirmou Noé.

Para Maria Terezinha Oscar Govinatski, vice-presidente e Coordenadora do Comitê de Formação da CNPL, “a diretoria da entidade têm direcionado seus esforços no sentido de qualificar o profissional liberal em todos os níveis, seja no papel de dirigente sindical, quanto no exercício profissional calcado em bases sólidas de conhecimento”, explicou Terezinha.

Palestras

A primeira palestrante do evento, Zilmara Alencar, advogada, especialista em Relações de Trabalho, assessora sindical da CNPL, abriu os trabalhos chamando a atenção para a queda de confiança vivida pelas entidades sindicais. “Segundo a percepção popular, medida por pesquisas nacionais, a desconfiança em relação às entidades sindicais só é superada pela rejeição da população em relação aos serviços prestados pelo SUS, a classe política e o Congresso Nacional”. Exemplificou Zilmara.

A consultora reforçou a necessidade de as entidades sindicais retomarem suas prerrogativas legais de origem, extrapolando a mera defesa de direitos trabalhistas, buscando ampliar conquistas não só para a classe trabalhadora, como também para o conjunto da sociedade.

A palestra de Zilmara Alencar, sobre o Estado e as Normatizações para o Movimento Sindical agradou em cheio, suscitando inúmeras participações, apartes e questionamentos. Muito elogiada pelos participantes do Fórum!

O segundo palestrante do dia, André Santos, jornalista, especialista em Política e Representação Parlamentar, assessor parlamentar do Diap e da CNPL, discutiu temas da maior importância, envolvendo o atual momento político brasileiro e o movimento sindical dos profissionais liberais.

“O movimento sindical é um dos grandes, senão o maior pilar da democracia, e como tal deve ser reconhecido. O que buscamos aqui é o estabelecimento denovos parâmetros de atuação das lideranças sindicais com o intuito de se regatar importância histórica e social do movimento sindical”, reforçou Santos.

Fernando Ferrari Filho, Doutor em Economia e Pós-Doutorado em Economia pela University of Tenesse (EUA) e University of Cambridge (Inglaterra), debateu com os participantes do Fórum o tema ‘A Grande Recessão e o Impacto sobre a Economia Brasileira’, enfocando o atual momento nacional sob um viés econômico e quais os principais desdobramentos para o futuro brasileiro.

Em sua palestra, Ferrari proporcionou um panorama da economia global e da profunda interdependência entre as nações, a despeito de suas particularidades e diferenças. Ferrari aproveitou também para contextualizar o momento econômico em relação às políticas sociais e de trabalho e da atuação do movimento sindical em função da modernização das relações econômicas e da força de trabalho.

A qualidade e competência dos palestrantes foi atestada pela participação dos dirigentes sindicais no debate com os componentes da mesa. As discussões serviram não apenas para tirar dúvidas, mas também como definir ações e trocar experiências de atuação sindical.

Ao final do Fórum, os participantes prepararam um relatório sobre o evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação