Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Governo tem 3 semanas para aprovar Previdência na comissão

Outras notícias

...

Como aço chinês mergulhou indústria siderúrgica da América Latina em enorme crise

As importações de aço chinês barato geraram uma crise na indústria siderúrgica latino-americana, dizem entidades do setor. Article information A…

Bitcoin sobe após halving e novo protocolo de tokens

Bitcoin hoje sobe após halving e novo protocolo de tokens© Reuters O preço do bitcoin, no dia 22/, registrava alta…

IA pode ser a “salvação” para a escassez de mão de obra no Japão

Imagem: OlharDigital/DALL-E Tecnologia já vem sendo essencial na alimentação, no agro e até na administração pública No Japão, uma nação…

Quem tem direito à herança sem testamento?

Mesmo sem testamento, a lei protege os herdeiros necessários na partilha de bens Embora seja um instrumento bastante conhecido entre…

O governo tem até o dia 18 para aprovar a reforma da Previdência (PEC 6/19), na comissão especial da Câmara dos Deputados. O impasse em torno da proposta está no fato de reincluir ou não estados e municípios na proposta. Governadores e prefeitos querem, pois não desejam ter de fazer reforma com esse caráter, pois poderia afetar projetos eleitorais e reeleitorais.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reúne na terça-feira (2) com governadores e prefeitos para discutir a inclusão de estados e municípios no texto. Após a apresentação do parecer do relator (complementação de voto), deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), terá início o processo de votação, que deverá se encerrar na quarta ou quinta-feira (4).

O recesso parlamentar começa no dia 19 e vai até o dia 31 de julho.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

Gestante e lactante
Na quarta-feira (3), a partir das 9h30, o colegiado vai realizar audiência pública para debater o lançamento do Plano de Proteção à Gestante e Lactante Trabalhadora no Poder Legislativo do MPT. Foram convidados, entre outros, os representantes da Associação Brasileira de Saúde Coletiva; da Associação Nacional de Medicina do Trabalho; e do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde. Vai ser no plenário 12.

COMISSÕES DE JUSTIÇA; DE TRABALHO; E DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS

Vaza Jato
Na terça-feira (2), o ministro da Justiça, Sergio Moro, deve ser ouvido por 3 comissões da Câmara: de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ); de Trabalho, Administração e Serviço Púbico; de Direitos Humanos e Minorias.

Os deputados querem esclarecimentos sobre o conteúdo revelado pelo site de notícias The Intercept Brasil, que trouxe mensagens supostamente trocadas entre Moro, então juiz federal, e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o promotor Deltan Dallagnol.

Na última quarta-feira, o presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), informou ter recebido correspondência do Ministério da Justiça sobre a disposição de Sérgio Moro em comparecer à Câmara.

O ministro deveria ter comparecido à Câmara no último dia 26 para dar esses esclarecimentos, mas cancelou a audiência porque estava nos Estados Unidos, o que revoltou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Helder Salomão (PT-ES).

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

Situação fiscal do Sistema de Previdência
O colegiado da Câmara realiza, na quinta-feira (4), a partir das 10 horas, audiência pública para debater a situação fiscal do Sistema de Previdência Social do Brasil. Foram convidados, entre outros, o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Hugo Flórez Tomiran; o economista Eduardo Moreira; e o secretário-geral da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Eduardo Artur Neves Moreira.

COMISSÕES DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO; E DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS

Iniciativas legislativas para inibir trabalho análogo ao escravo
Colegiados debatem, nesta terça-feira (2), iniciativas legislativas para garantir transparência na cadeia produtiva das empresas. O objetivo da audiência pública, segundo o deputado Túlio Gadelha (PDT-PE), é discutir medidas para inibir o trabalho análogo ao escravo.

“O Brasil já foi referência internacional no combate à escravidão contemporânea. Contudo, o combate ao trabalho escravo pode sofrer reveses em função de medidas recentemente tomadas, como a reforma trabalhista, que culminaram com a extinção do Ministério do Trabalho”, disse. “Cabe ao Parlamento, no cumprimento de sua função legislativa, apresentar proposições que façam frente ao momento pouco propício para o debate sobre o tema, e, ainda, avançar em termos do enfrentamento às formas contemporâneas de escravidão”.

Foram convidados para discutir o assunto:

– a representante do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPacto) Mércia Silva;

– o representante da Conectas Direitos Humanos Caio Borges;

– o representante da Confederação Nacional da Industria (CNI) Robson Braga de Andrade; e

– o diretor do portal Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto.

FRENTE PARLAMENTAR MISTA

Reforma Tributária Solidária
Parlamentares e entidades realizam ato de lançamento de Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Tributária Solidária. O evento acontece nesta quarta-feira (3), das 8 horas às 12 horas, no Auditório Nereu Ramos. O objetivo do evento é tornar público o registro e lançamento da frente. Este evento foi requerido pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

A Reforma Tributária Solidária é uma proposta defendida pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco). Veja a programação

SENADO FEDERAL

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS

Demissão de servidor com mau desempenho
Colegiado promove, na terça-feira (2), audiência pública interativa para debater o Projeto de Lei do Senado (PLS) 116/17, que prevê a perda do cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável. A reunião, que contará com o serviço de Língua Brasileira de Sinais (Libras), tem início às 14h30, no plenário 9 da ala Senador Alexandre Costa.

Leia também:
Projeto que determina demissão de servidores por mau desempenho é criticado em audiência pública

Senadora sergipana quer extinguir estabilidade dos servidores

De autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), o PLS 116/17 regulamenta o inciso 3º do parágrafo primeiro do artigo 41 da Constituição, segundo o qual o servidor público estável só perderá o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

A relatora da proposição é a senadora Juíza Selma (PSL-MT), que apresentou voto favorável ao substitutivo apresentado ao texto original da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Foram convidados para o debate o assessor parlamentar da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Neuriberg Dias; o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel; e o representante da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Roberto Santos.

O debate também contará com a participação do presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques; do presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, João Domingos Gomes dos Santos; da ex-secretária de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais, Renata Vilhena; e da economista Ana Carla Abrão.

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA

Escravidão contemporânea
Colegiado vai fazer audiência pública nesta quarta-feira (3) para tratar do combate à escravidão contemporânea. A reunião está marcada para 14 horas.

O impacto das normas de transparência na cadeia produtiva e nas lições aprendidas com base na experiência de outros países com relação ao trabalho escravo serão abordados pelos especialistas convidados. A iniciativa para a realização do debate partiu do senador Paulo Paim (PT-RS), que é presidente da CDH.

Devem participar da audiência o coordenador da Articulação dos Empregados Rurais de Minas Gerais (Adere-MG), Jorge Ferreira dos Santos Filho; o correspondente no Brasil para a Thomson Reuters Foundation, Fábio Teixeira; o coordenador de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais da Conectas Direitos Humanos, Caio Borges; a representante da INpacto, Mércia Silva; a representante do Fundo Global para Acabar com a Escravidão Moderna, Ruth Freedom Pojman; o representante da Mesa Redonda Internacional de Responsabilidade Empresarial, Marion Cadier; e a representante do Centro de Recursos Empresariais e Direitos Humanos do Reino Unido, Patricia Carrier.

CPI da Previdência como contribuição para reforma
Colegiado realiza na terça-feira (2) audiência pública interativa sobre o tema “A CPI da Previdência e a Reforma da Previdência”, em reunião com início às 9h no plenário 2 da ala Senador Nilo Coelho.

Para o debate foram convidados o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Silva; o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Floriano Martins de Sá Neto; o secretário-geral e diretor de Assuntos Parlamentares do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Diego Cherulli; e o presidente da Sociedade Brasileira de Previdência Social (SBPS), José Pinto da Mota Filho.

O debate também contará com a participação do presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), Achilles Linhares de Campos Frias; do diretor de Assuntos Previdenciários do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal (Sindireceita), Sérgio Ricardo Moreira de Castro; e do ex-senador Hélio José, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, ocorrida no Senado em 2017.

A iniciativa é do senador Paulo Paim (PT-RS), que preside a CDH e esteve à frente dos trabalhos da CPI da Previdência, em 2017.

CONGRESSO NACIONAL

COMISSÃO MISTA

“MP da Liberdade Econômica”
O relator da MP 881/19, que trata da Liberdade Econômica, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) apresenta, nesta terça-feira (2), seu parecer na comissão mista que discute o tema.