Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Movimento sindical nos três Poderes

Outras notícias

...

Sem acordo, sindicatos encerram negociações sobre piso salarial da enfermagem na rede privada

Rodada de negociações Cada instituição agora fará acordos com os profissionais de enfermagem. A última rodada de negociações para debater…

CNPL promove reunião da Diretoria Plena

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, reuniu, na tarde do dia 17/4, de forma virtual, a sua Diretoria…

Órgão setorial da AGU recomendou que ministério retirasse sindicalização do PLP 12/2024

A Consultoria Jurídica da Advocacia-Geral da União (AGU), que assessora o Ministério do Trabalho, recomendou que a pasta excluísse a…

Lei de Cotas e PEC dos quinquênios: expectativa na CCJ do Senado

Executivo corre contra o tempo para renovar ação afirmativa, enquanto Judiciário monitora proposta de adicional por tempo de serviço O…

Desde o final do governo Temer, o movimento sindical passa por momentos bastante conturbados. A nova formação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, fruto das eleições de 2018, tem contribuído ainda mais com a turbulência vivida pelas entidades.

No Legislativo, nessa semana, foi apresentada a PEC 161/2019, de autoria do deputado Marcelo Ramos (PL). A proposta dá nova redação ao artigo 8º da Constituição Federal e altera o ADCT—ambos versam sobre a livre associação sindical. Entre os pontos apresentados, está a limitação da representação apenas a quem for associado aos sindicatos e estes deverão comprovar ter, como filiados, pelo menos 10% de toda a categoria representada. Na quinta-feira (10), a proposta foi devolvida ao autor por não conter número suficiente de assinaturas entre os membros da Câmara.

Nos outros Poderes, a situação também não está fácil. O STF, em diversos julgados, entende pela autorização individual do trabalhador para o desconto da contribuição sindical. As decisões seguem a linha da ADI 5.794, que julgou constitucional o fim da obrigatoriedade da contribuição para custeio sindical. Já o Executivo, criou o Grupo de Altos Estudos do Trabalho – GAET que, entre outros temas, está tratando da liberdade sindical. Seu objetivo é elaborar propostas de alteração da legislação trabalhista e apresentá-las ao Congresso Nacional.

Reação dos movimentos sindicais

A CNPL juntamente com as Confederações Laborais, por meio do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), está elaborando uma proposta de Projeto que vise reforçar e contemplar o sistema confederativo, a representação por categoria – incluídas as categorias profissionais diferenciadas, fontes de custeio e a soberania das assembleias gerais.

Outra ação é a entrega de um Projeto de Lei ao Senador Veneziano Vital do Rêgo, que regulamenta a contribuição confederativa prevista no artigo 8º da Constituição Federal, nos mesmos termos do Substitutivo apresentado pelo parlamentar ao PL 3814/2019 de autoria da Senadora Soraya.

O presidente da CNPL Carlos Alberto Schmitt de Azevedo reforça a importância de todas as entidades filiadas se envolverem e se articularem com seus parlamentares para que sejam traçadas formas de atuação efetivas. “É preciso tratar com os deputados e senadores, solicitando, inclusive, que não apoiem a PEC 161/2019. Isso porque, entre as mudanças, pretende-se acabar com a representação por categoria e, consequentemente, com as entidades de profissionais liberais.”