Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Preparando para o Futuro: CNPL lança programa para garantir a transformação social no ambiente sindical

Outras notícias

...

Pesquisa revela a imagem da engenharia no país

Grande parte dos profissionais de engenharia considera haver pouco reconhecimento e visibilidade de seu trabalho. Pesquisa realizada com 312 engenheiros…

TST encerra negociações sobre o Piso da Enfermagem

Sem acordo, piso salarial no setor privado deve ser resolvido por meio de dissídio O Tribunal Superior do Trabalho (TST)…

São Paulo terá primeiro transporte público aquático; veja como funcionará a embarcação

Transporte Aquático de SP deve começar a operar no final de março, segundo a prefeitura. Foto: Divulgação Aquático-SP deve beneficiar…

Após lei trabalhista para motorista, Uber decide encerrar operação em cidade dos EUA

O conselho da cidade votou para exigir que os serviços de transporte por aplicativo aumentem os salários dos motoristas para…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) lançou na noite dessa segunda-feira, dia 21 de novembro, em Brasília/DF, o Programa “Preparando para o Futuro” para incentivar a contratação de adolescentes e jovens aprendizes em entidades sindicais. O programa possui parceria nacional com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e recebeu apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A abertura do evento contou com depoimentos de jovens aprendizes, de representantes de empresas e de entidades sindicais, que comprovaram, na prática, a importância da inclusão social por meio do primeiro emprego. A proposta do programa “Preparando para o Futuro” vai muito além da colocação dos jovens no mercado de trabalho; é garantir a transformação social desses adolescentes e jovens aprendizes, em todo o país. O programa da CNPL foi inspirado no Programa Adolescente Aprendiz, instituído pelo TST, em 2012, e será regulamentado pela Lei de Aprendizagem nº 10.097/2000.

O presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, anunciou à Confederação contração de um jovem aprendiz, de 16 anos, que atuará na área administrativa da entidade. Segundo o presidente da CNPL, a iniciativa servirá como exemplo para cerca de 400 entidades sindicais filiadas em todo o território nacional. “O diálogo que resultou no programa Preparando para o Futuro iniciou com o ministro Lélio Bentes Corrêa há alguns meses e hoje se consolida como uma realidade extremamente grandiosa, que possibilita a participação de todo o movimento sindical dos profissionais liberais. Nossa responsabilidade também pretende combater esse desnível social brasileiro”, pontuou. 

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes Corrêa, parabenizou a CNPL pela iniciativa que, segundo ele, representa um incremento na formação profissional de adolescentes brasileiros. “O programa da CNPL possui um papel fundamental nesse período de transição, abaixo dos 14 para os 16 anos, em que o trabalho passa de totalmente proibido para permitido, além de oportunizar melhor colocação do jovem no mercado de trabalho. A CNPL demonstra importante preocupação com a juventude, com o futuro da nossa nação e possui um pensamento verdadeiramente comprometido com os direitos humanos e com o bem-estar social”, ressaltou.

O procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Luiz Camargo, destacou que o programa Preparando para o Futuro será o diferencial para o adolescente que tem direito à formação e à informação. “É extremamente importante que esses jovens ingressem no mercado de trabalho na hora certa com a qualificação adequada, que o programa da CNPL promove. Precisamos reafirmar nossa proposta, desde sempre, de enfrentar e combater o trabalho infantil, ou seja, de não permitir que crianças trabalhem, em hipótese alguma, e de demonstrar aos jovens que é possível receber informação e formação de maneira apropriada”, enfatizou.

Douglas Alencar Rodrigues, ministro do TST, acredita que o programa da CNPL incentivará o conjunto de trabalhadores, composto por jovens aprendizes, à qualificação por meio da inserção nas entidades sindicais. “A possibilidade de melhor alcance no mercado de trabalho tem início com a expertise adquirida nas entidades sindicais. Essa qualificação representa o futuro desses jovens”, acrescentou.

Para Tatiane Padilha da Silva, representante do setor de Políticas Públicas Para a Juventude, do Ministério do Trabalho, compôs a mesa na figura do ministro Ronaldo Nogueira e retratou o empenho destinado pelo órgão para desmistificar a visão acerca do Jovem Aprendiz. “Nesse processo de políticas públicas para a juventude, pesquisamos as práticas de aprendizagem em outros países e nos surpreendemos com a realidade do Brasil, único país em que a aprendizagem profissional é Lei. Com base nessa experiência, nossos esforços estão voltados para modificar a visão de que a presença do jovem aprendiz não representa somente uma cota a ser cumprida, e sim um investimento no quadro profissional, pois é uma oportunidade de investir desde o início, desde a formação, para moldar o profissional à melhor maneira, conforme necessidade da empresa ou entidade”, esclareceu. 

Segundo o deputado federal Giovani Cherini (PR/RS), a iniciativa da CNPL irá transformar a vida profissional de diversos adolescentes e jovens em todo o país, por meio da inserção no mercado de trabalho, por meio do primeiro emprego nas entidades sindicais. “O trabalho da CNPL é exemplo para federações e sindicatos, em todo o país. Parabéns para toda a diretoria da CNPL pela empreitada”, completou. 

Parceria com CIEE

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) formalizou a parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), por entender a importância do papel da instituição para viabilizar, por meio da capacitação teórico-prática, o escopo do trabalho dos jovens aprendizes previamente à ingressão efetiva nas entidades sindicais.

A representante do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Mônica Vargas Mônica, ressaltou que, com base na missão institucional do próprio CIEE, seria impossível ficar fora do programa da CNPL, que pretende expandir a Lei da Aprendizagem por meio do Preparando para o Futuro. “O futuro está nas mãos dos nossos jovens, que precisam receber orientação profissional. Nesse contexto, a aprendizagem possui um preceito escolar, e o jovem aprendiz precisa estar regularmente matriculado e com boas notas para dar continuidade no trabalho, o qual poderá ser executado até o prazo de dois anos com as instituições/empresas/entidades sindicais”, completou.

O CIEE é uma associação filantrópica de direito privado, possui 52 anos de mercado que, dentre vários programas, possibilita aos jovens estudantes brasileiros uma formação integral, ingressando-os ao mercado de trabalho, através de treinamentos, programas de estágio e aprendizado.

 

]]>