Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Opção pelo social

Outras notícias

...

Órgão setorial da AGU recomendou que ministério retirasse sindicalização do PLP 12/2024

A Consultoria Jurídica da Advocacia-Geral da União (AGU), que assessora o Ministério do Trabalho, recomendou que a pasta excluísse a…

Lei de Cotas e PEC dos quinquênios: expectativa na CCJ do Senado

Executivo corre contra o tempo para renovar ação afirmativa, enquanto Judiciário monitora proposta de adicional por tempo de serviço O…

Filas para cancelar contribuição sindical se repetem pelo país

Reforma trabalhista tornou contribuição facultativa, mas STF decidiu que trabalhador precisa manifestar expressamente que não quer o desconto Desde que…

Profissão, herdeiro: o que é a grande transferência de riqueza, fenômeno que ‘fabrica’ jovens bilionários pelo mundo

Com 31 anos, Mark Mateschitz, herdeiro da marca Red Bull, ganhou o posto de jovem bilionário com maior fortuna segundo…

O terceiro painel, dedicado às políticas sociais, foi aberto por André Santos, jornalista e assessor parlamentar do Diap e da CNPL, que definiu a existência do sindicato laboral como um importante ator social.

“A democracia moderna tem como base um tripé formado estruturalmente por imprensa livre, partidos políticos e os sindicatos”, afirmou André Santos.

Mas, as afirmações de André Santos colidiram com a realidade das manifestações populares que, justamente, iam contra todos estes vetores estabelecidos.

“As demandas da sociedade no Brasil são inúmeras e as desigualdades, cada vez mais latentes. Organizar as reivindicações e atende-las não é tarefa fácil. Nesse contexto entram as entidades da sociedade civil organizada, com a nobre missão de orientar e adequar as carências a partir de uma ordem mínima de prioridades, e assim sendo, os sindicatos passam a ser uma importante referência para a sociedade, e não apenas para a categoria a qual representa”, definiu Santos.

Por fim, Maria Lúcia de Santana Braga, socióloga e pesquisadora do CNPq, defendeu a construção de um sistema de garantias em torno das relações de trabalho assalariadas associada à expansão do assalariamento e do fortalecimento do Estado-nação e da cidadania.

“Nós percebemos que as conquistas sociais são uma conquista das classes trabalhadoras e é fundamental que o movimento sindical e os movimentos sociais se movimentem em torno desse patrimônio que conquistamos no Brasil, de políticas amplas, de caráter universal, como na área de saúde, na área de educação, e de previdência social, que a despeito de suas inúmeras deficiências, possuem um caráter extremamente abrangente e inclusivo. E é por isso que devemos continuar lutando”, conclamou Maria Lúcia.