Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Penúltimo lugar no ranking de qualidade na Educação

Outras notícias

...

Sem acordo, sindicatos encerram negociações sobre piso salarial da enfermagem na rede privada

Rodada de negociações Cada instituição agora fará acordos com os profissionais de enfermagem. A última rodada de negociações para debater…

CNPL promove reunião da Diretoria Plena

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, reuniu, na tarde do dia 17/4, de forma virtual, a sua Diretoria…

Órgão setorial da AGU recomendou que ministério retirasse sindicalização do PLP 12/2024

A Consultoria Jurídica da Advocacia-Geral da União (AGU), que assessora o Ministério do Trabalho, recomendou que a pasta excluísse a…

Lei de Cotas e PEC dos quinquênios: expectativa na CCJ do Senado

Executivo corre contra o tempo para renovar ação afirmativa, enquanto Judiciário monitora proposta de adicional por tempo de serviço O…
  • 11 de junho de 2019

Se no campo econômico o Brasil ocupa a oitava posição, o desempenho piora quando o assunto é educação: estamos abaixo do sexagésimo lugar no teste internacional de qualidade da educação, o Pisa. Referência na avaliação educacional, o relatório mundial da educação analisou 70 países, incluindo o Brasil. Destes, 35 eram membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). A entidade reúne 30 nações e funciona como um fórum para a discussão de questões relacionadas ao desenvolvimento e à melhoria de políticas sociais ou econômicas.

23.141 estudantes brasileiros de todas as unidades da Federação participaram da avaliação. Divulgados no terceiro trimestre de 2016, os resultados não são muito animadores para o Brasil: 59º lugar em leitura, 63º em ciências e 65º em matemática.

Esses números foram formados a partir da avaliação em instituições de ensino públicas e particulares. Comparando com a edição de 2012, o desempenho dos estudantes brasileiros em leitura e ciências ficou praticamente estagnado. Já na área de matemática, os resultados do exame revelaram que o país diminuiu sua nota.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), Claudia Costin (foto) explica que o principal caminho para a melhoria na educação seria a formação dos professores voltada para o Século 21, que exige reflexão. Ela avaliou também o episódio recente em que o Ministro da Educação anunciou cortes em universidades federais e analisou a diversidade cultural e o pluralismo na educação brasileira.

Claudia Costin é graduada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (1978). Em 1986, concluiu mestrado em Economia Aplicada à Administração e cursou Doutorado em Administração Pública pela mesma instituição. Ao longo da carreira, Costin foi professora universitária em distintas instituições de ensino superior, como o INSPER, a Fundação Armando Álvares Penteado, a Fundação Getulio Vargas e as universidades PUC-SP, Unicamp e UnB.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)