Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Trabalhadores param o Brasil em protesto às Reformas Trabalhista e Previdenciária

Outras notícias

...

Lei da Igualdade Salarial invade liberdade de empresa, diz juíza federal

Por entender que a Lei 14.611/2023 — conhecida como Lei da Igualdade Salarial — criou demandas que invadem a liberdade…

Itaú trata seus trabalhadores como descartáveis e amplia terceirização da Central PJ

Em março, o Sindicato dos Bancários de São Paulo denunciou que a terceirização da Central PJ (produto Cartões) havia começado. Agora, as…

Como aço chinês mergulhou indústria siderúrgica da América Latina em enorme crise

As importações de aço chinês barato geraram uma crise na indústria siderúrgica latino-americana, dizem entidades do setor. Article information A…

Bitcoin sobe após halving e novo protocolo de tokens

Bitcoin hoje sobe após halving e novo protocolo de tokens© Reuters O preço do bitcoin, no dia 22/, registrava alta…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), federações e os sindicatos da base filiada foram às ruas nessa sexta-feira, dia 28 de abril, em Brasília/DF, para fortalecer a luta dos trabalhadores contra as Reformas Trabalhista (PL 6.788/16), Previdenciária (PEC nº 287/2016) e a terceirização. Unidos e de forma pacífica, trabalhadores em todo o país suspenderam suas atividades por 24h e reivindicam a preservação integral e legítima de todos os direitos trabalhistas e previdenciários conquistados historicamente, bem como cobraram dos parlamentares eleitos pelo povo, o cumprimento da Constituição Cidadã de 88.

A população demonstrou ao governo Temer o descredito com a atual gestão. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, sete em cada dez brasileiros se dizem contrários à reforma da Previdência, o que representa 71% da população brasileira. A rejeição chega a 83% entre os funcionários públicos, que representam 6% da amostra e estão entre os grupos mais ameaçados pelas mudanças nas regras para aposentadorias e pensões. Há maioria antirreforma entre todos os grupos sociodemográficos, e a taxa cresce entre mulheres (73%), brasileiros que ganham entre 2 e 5 salários mínimos (74%), jovens de 25 a 34 anos (76%) e os com ensino superior (76%).


A paralisação nacional foi marcada por palavras de ordem contra o total desrespeito às questões sociais encampadas pelo presidente Temer e repercutida por parlamentares na Câmara dos Deputados. Na madrugada do dia 27 de abril, o plenário da Câmara aprovou a proposta de Reforma Trabalhista. O desrespeito foi tamanho que para garantir mais votos favoráveis, o presidente Temer chegou a exonerar ministros que têm mandato de deputado na Câmara para que engrossassem os votos favoráveis à reforma. Agora, o projeto se encontra no Senado como PLC nº 38/2017.

A mobilização popular também reivindica a previsão de votação do projeto de Reforma da Previdência logo após o Dia do Trabalhador, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Os trabalhadores temem que a legislação trabalhista, conquistada à duras penas ao longo de anos, seja aniquilada e, conforme prevê o texto da Reforma Trabalhista, as relações de trabalho sejam análogas ao trabalho escravo.

A população lamenta que a troca de cargos por apoio político seja uma realidade comprovada. A população lamenta também que o governo Temer encare financiamentos partidários como legítimos e retrate o financiamento da luta sindical em de defesa dos trabalhadores como ilegal.

Mais uma vez, a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) reforça seu compromisso de luta em defesa dos trabalhadores. A Diretoria da Confederação garante que continuará engajada em todas as frentes, quantas forem necessárias, para que os direitos dos trabalhadores prevaleçam e garante que o poder econômico não destruirá a chama de defesa dos trabalhadores.

]]>