Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Buscar em posts
Buscar em páginas

VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais será norteado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Outras notícias

...

Câmara aprova linha de crédito para profissionais liberais

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2.424/20 que cria uma linha de crédito para profissionais…

Convenção nº 190 da OIT pode ser resposta à violência e ao assédio no mundo do trabalho

Em meio à pandemia ocasionada pelo Covid-19, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou um documento com contribuições em resposta…

Greve nacional dos entregadores de aplicativo

Na próxima quarta-feira (1º), os trabalhadores de entregas que realizam seu serviço por meio de aplicativos vão paralisar suas atividades.…

Vice-governador do Paraná, Darci Piana, recebe diretores da FECOPAR para tratar de assuntos do interesse da classe contábil

Darci Piana, vice-governador do Paraná, recebeu Gilson Luis da Silva e Vilson Oliveira de Souza, diretores da FECOPAR no Palácio…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) definiu, no dia 18 de janeiro, em Brasília/DF, durante a primeira Reunião Ordinária de Diretoria desta gestão, que o VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais será norteado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco no desenvolvimento social, político e sustentável. O Congresso, que será realizado de 16 a 18 de maio, em Brasília/DF, formalizará os rumos e metas de trabalho da CNPL no próximo quadriênio de trabalho, 2017-2020. A programação do evento também pretende pautar uma avaliação de conjuntura do atual cenário político do país.

Durante três dias serão elencadas ações voltadas para tornar o bem-estar da população brasileira mais digna. A proposta da CNPL é fomentar a discussão sobre desenvolvimento social, político e sustentável, que contempla 90% da pauta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU e vai ao encontro da missão da Confederação. A agenda de desenvolvimento sustentável da ONU é composta por 17 ODS e devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. Entre 17 itens elencados na agenda da ONU, estão previstas ações relacionadas à igualdade de gênero, crescimento econômico, investimento em educação, trabalho decente, industrialização, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, entre outras iniciativas.

Segundo a Diretoria da Confederação, o objetivo do VIII Congresso vai muito além de promover os ODS, mas sim pretende mobilizar as entidades filiadas em todo o país para contribuir com a implementação dessa importante agenda no Brasil. Além de reforçar o protagonismo das lideranças sindicais, a CNPL almeja consolidar ações que viabilizem a realização e o monitoramento dos objetivos pretendidos pelas Nações Unidas. A CNPL almeja também desenvolver, coordenar e integrar ações políticas e administrativas para o fortalecimento da Confederação, das entidades representadas e dos profissionais liberais, por meio da capacitação e inserção nos movimentos sindicais e sociais.

O evento pretende reunir cerca de 500 profissionais liberais, representantes de diversas categorias de trabalhadores em todo o território nacional, no complexo Brasil 21, em Brasília/DF. Nesse sentido, a diretoria da CNPL reforça a importância da 8ª edição do Congresso Nacional das Profissões Liberais para a sociedade em diversas frentes de atuação. A Confederação acredita que a união da sociedade é a ferramenta mais eficaz para validar demandas urgentes, de repercussão mundial, inclusive, nas áreas social, político e sustentável.

Vale ressaltar que informações sobre inscrições, representatividade das categorias, entre outros dados, serão disponibilizados em breve nos canais de comunicação da CNPL.

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

4 – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos ;

14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; e

17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.