Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Primeira etapa da Mobilização Nacional “Odontologia é +” foi marcada pela união da categoria no Dia Mundial da Saúde

Outras notícias

...

Skype é aposentado pela Microsoft; relembre a história da plataforma

Em seus dias de glória, a plataforma chegou a ter 300 milhões de usuários ativos Black man talking with friends…

Riscos psicossociais passam a integrar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), a partir de maio

Nova exigência da NR 1 obriga empresas a adotarem medidas para identificar e combater fatores que afetam a saúde mental…

Portugal vai notificar milhares de imigrantes, incluindo brasileiros, para que deixem o país

Imigrantes terão 20 dias para se retirarem do território de Portugal. Aqueles que não cumprirem o prazo, serão submetidos a…

Distribuição de dividendos com base em dias de trabalho é validada pelo STJ

Os sócios têm liberdade para adotar regras distintas daquelas previstas no Código Civil quanto à distribuição de dividendos da sociedade empresária, desde…

O discurso unificado em defesa dos direitos dos Cirurgiões-Dentistas estimulou a realização de reuniões, audiências e atos públicos em todo o País, nessa terça-feira, dia 7 de abril, na 1ª etapa da Mobilização Nacional “Odontologia é +”, em celebração ao Dia Mundial da Saúde. A ação conjunta é uma iniciativa da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), em parceria com os 21 sindicatos de odontologia da base filiada e com o apoio de entidades odontológicas de diversos estados – CFO, CROs, ABCD, APCD, ABOs, entre outras.

 
A bandeira da Odontologia foi erguida para destacar a importância das políticas públicas de Saúde Bucal como direito de cidadania e a garantia do acesso integral e universal às ações e especialidades da Odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em São Paulo, Cirurgiões-Dentistas realizaram um ato público nas ruas da Avenida Paulista e da Praça da Sé. A ação unificada reuniu líderes sindicais e a categoria de Taubaté e Região, de Piracicaba e Região, da Região de São José do Rio Preto, do ABC e Região e de Santos, além de representantes do CRO de São Paulo, da APCB e da ABCD, que fortaleceram de forma significativa a luta da Mobilização Nacional “Odontologia é +”. Entre os presentes, a ação contou com a presença dos presidentes do ABC e Região, Valéria Maria Bottino Vizzotto Stéfan e de Araraquara e Região,  Wilson Chediek.
 
Na Paraíba, as atividades foram realizadas em quatro macro regiões de saúde do estado. Em município de Patos, a mobilização aconteceu no Alto Sertão da Paraíba, na Avenida Epitácio Pessoa “Praça Getúlio Vargas”, na Delegacia Regional de Patos. A mobilização contou com representantes do CRO-PB, da FIP e da UFCG. Já no município de Alagoa Grande, foi realizada uma Audiência Pública com representantes do Ministério Público. Em João Pessoa, foram realizadas atividades educativas de rua, no Ponto cem Reis, no Centro da Capital. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do Município por meio da Coordenação de Saúde Bucal. Já em Campina Grande, foi realizado um ato público na Praça da Bandeira, no Centro. O Sindodonto esteve representado por Walquíria Feitosa.
 
No Pará, a ação conjunta aconteceu no município de Barcarena. Na ocasião, foi realizada a visita aos representantes do Ministério Público para cobrar providências sobre as denúncias apresentadas pela SOEPA e o CRO-PA, contra a Secretaria de Saúde do município. Neste município, os Cirurgiões-Dentistas da rede pública estão em greve há mais de um mês. O trabalho foi impulsionado pelo presidente do SOEPA, Armando Dourado e os diretores do Sindicato Luiz Otávio Neves Barbalho e Ricardo Cerqueira.
 
Em Tocantins, foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Legislativa do estado para evidenciar as necessidades da categoria. A forte presença política na audiência pública foi o grande destaque no estado, que contou a presença das Deputadas Estaduais Luana Ribeiro e Valdevez Castelo Branco, bem como o deputado estadual Olintho Neto. Além do Presidente do Sindicato de Odontologia, Ricardo Camolesi, a cerimônia também contou com a presença dos presidentes da ABO, Luiz Varrone, da Abraoh-TO, Maria das Medalhas, da ABO-TO, Cláudio Lois e do CRO-TO, Juliano do Vale.
 
No Rio Grande do Sul, o presidente do Soergs, Andrew Lemos Pacheco, e o diretor administrativo, Bernardo Godolphim, estiveram presentes pela manhã, na Assembleia Legislativa para entregar um documento aos deputados estaduais, alertando sobre a necessidade de valorização da saúde bucal com uma série de reivindicações da categoria. O presidente, Andrew Lemos Pacheco, e o diretor administrativo, Bernardo Godolphim, foram recebidos pelo presidente da Casa, Edson Brum, e pelo deputado Adilson Troca. Entre os assuntos discutidos estão os salários pagos aos profissionais nos municípios do Rio Grande do Sul, que chegam a até 1/3 do salário mínimo dos Cirurgiões-Dentistas e ainda a insalubridade que muitas vezes não é paga corretamente, um direito de todo trabalhador que é exposto a agentes biológicos.
 
Em Ribeirão Preto, o presidente do Sindiorg, Ernani Bezerra da Silva, compareceu à sessão na Câmara Municipal de Ribeirão Preto e discursou sobre os pleitos defendidos pela Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) em parceria com os 21 Sindicatos da base filiada.
 
Em Caxias Do Sul, a ação da Mobilização Nacional “Odontologia é +” foi composta por uma reunião na sede do Sindicato. O presidente do Sindicato dos Odontologistas, Sergio Callegari, destacou, junto aos representantes sindicais e Cirurgiões-Dentistas, as necessidades da categoria, com foco na importância das políticas públicas de Saúde Bucal como direito de cidadania e a garantia do acesso integral e universal às ações e especialidades da Odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS). No Maranhão, o presidente do sindicato dos Odontologistas, Hebert de Jesus Moreira, optou por uma palestra sobre saúde bucal da Mulher, estendendo a homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 08 de março, e somando ao Dia Mundial da Saúde.
 
Fonte: Federação Nacional dos Odontologistas – FNO

]]>