Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Novo aplicativo da Receita Federal promete facilitar emissão de recibos de saúde

Outras notícias

...

Pisos de saúde e educação vão deixar governo sem dinheiro para habitação, Auxílio Gás e Defesa Civil

Projeções do governo mostram que pisos de saúde e educação vão consumir 112% das despesas não obrigatórias até 2028, tirando…

Novo requer ao STF que juízes trabalhistas se abstenham de julgar casos de franquias

Caso liminar não seja concedida, partido pede que todos os processos trabalhistas envolvendo contratos de franquia sejam suspensos O Partido…

O que acontece quando o banco de horas fica negativo? A empresa pode descontar do salário?

Advogado explica como funciona o banco de horas, o saldo positivo ou negativo e em quais casos ele pode ser…

Vai mudar de carreira? 8 dicas para lidar com lacunas no currículo

Especialistas apontam soluções para contornar a ausência prolongada no mercado de trabalho É provável que você tenha sentido uma onda…
  • 11 de abril de 2024

 

Receita Saúde deve ser lançado ainda em abril; recibos emitidos serão carregados automaticamente na declaração pré-preenchida.

A Receita Federal está prestes a lançar uma nova ferramenta que promete simplificar o processo de emissão de recibos de saúde.

O aplicativo Receita Saúde será direcionado especificamente a profissionais liberais da área, como médicos, dentistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

A previsão é que o lançamento ocorra até o dia 15 de abril deste ano, conforme consta no Planejamento Anual de Fiscalização da Receita Federal para 2024.

O órgão divulgou, na última sexta-feira (5), um documento detalhando as medidas relacionadas ao novo serviço.

De acordo com a Receita Federal, os recibos emitidos por meio do aplicativo serão automaticamente carregados na declaração pré-preenchida de 2025.

Além disso, o aplicativo permitirá que o profissional designe um representante para emitir recibos em seu nome, mediante uma procuração.

Essa medida visa dificultar a prática de fraudes com recibos falsos e a venda ilegal de recibos.

A subsecretária de Fiscalização da Receita, Andrea Costa Chaves, ressaltou que a utilização do aplicativo estará condicionada à ativação do registro profissional do usuário.

“O principal objetivo é melhorar a qualidade das declarações pré-preenchidas e reduzir a incidência na malha fina daqueles que são atendidos por esses profissionais de saúde”, afirma.

Chaves também destacou que cerca de um terço das retenções na malha fina estão relacionadas a profissionais liberais da área da saúde.

Com a introdução do aplicativo “Receita Saúde”, espera-se uma simplificação significativa no processo de emissão de recibos de saúde, trazendo benefícios tanto para os profissionais quanto para os contribuintes que utilizam esses serviços.

Redação CNPL sobre artigo de Danielle Nader