Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

PIX por aproximação? Entenda como e quando a nova modalidade de pagamento começa a funcionar

Outras notícias

...

Apple sofre derrota e deve abrir a App Store no Brasil

Empresa tem 90 dias para permitir sistemas de pagamentos de terceiros nos iPhones brasileiros. Medida busca ampliar a concorrência no…

Contratação de Campos Neto, ex-presidente do Banco Central pelo Nubank causa mal-estar; ex-BC nega conflito de interesses

Executivos ouvidos pela reportagem consideram que Banco Central teria favorecido fintech em discussões regulatórias; Campos Neto diz que agenda era…

Governo conclui proposta para regular big-techs com foco em transparência para consumidores

Foram elaborados dois textos: um mira a regulação dos serviços digitais e se volta mais ao direito do consumidor; outro,…

Skype é aposentado pela Microsoft; relembre a história da plataforma

Em seus dias de glória, a plataforma chegou a ter 300 milhões de usuários ativos Black man talking with friends…
  • 9 de julho de 2024

Em breve, não será mais necessário entrar nos aplicativos dos bancos para realizar um PIX. Isso porque o Banco Central (BC) acaba de anunciar o PIX por aproximação.

A nova modalidade tem previsão de chegar para o público em geral em 28 de fevereiro de 2025 e sua criação foi oficializada nas regras atualizadas do Open Finance pelo BC e o Conselho Monetário Nacional (CMN).

Segundo o BC, o objetivo do PIX por aproximação é diminuir etapas na hora de um pagamento.

“Em relação à simplificação da jornada de iniciação de pagamentos, as novas regras do Open Finance irão diminuir etapas nos pagamentos online e possibilitarão a oferta de PIX nas carteiras digitais”, escreveu o BC em nota.

Entretanto, ainda a implementação da nova funcionalidade ainda deve passar por algumas fases.

No dia 31 de julho de 2024, a previsão é que seja publicada uma regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR). J

á no dia 14 de novembro de 2024 é a fase de testes em produção para, no dia 28 de fevereiro de 2025, o produto ser lançado para a população.

Como vai funcionar o PIX por aproximação?

Da mesma forma que é possível passar um cartão de crédito ou débito via carteiras digitais, as chamadas “wallets”, o PIX por aproximação também será da mesma fora.

Sendo assim, será necessário somente cadastrar o PIX nas wallets, assim como os cartões.

No início de junho, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, citou o Google Pay e a Apple Gay como exemplos de ferramentas em que a tecnologia poderia funcionar.

PIX dentro de e-commerces

Também visando simplificar a jornada de pagamentos, a nova resolução possibilitará que o cliente realize um PIX dentro de um e-commerce, sem precisar sair do ambiente da compra, entrar no aplicativo do banco e só neste momento poder transferir.

Isso porque existirá uma pré-autorização para que o cliente consiga vincular a conta do e-commerce à modalidade de pagamento, permitindo que o PIX seja feito de uma forma mais simples.

Redação CNPL com informações de  expresso.arq.br