Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Petrobras fecha acordo bilionário com chineses para financiar plano de negócios

Outras notícias

...

Portugal vai notificar milhares de imigrantes, incluindo brasileiros, para que deixem o país

Imigrantes terão 20 dias para se retirarem do território de Portugal. Aqueles que não cumprirem o prazo, serão submetidos a…

Distribuição de dividendos com base em dias de trabalho é validada pelo STJ

Os sócios têm liberdade para adotar regras distintas daquelas previstas no Código Civil quanto à distribuição de dividendos da sociedade empresária, desde…

NFC-e não poderá mais ser emitida para CNPJ a partir de novembro

Empresas deverão emitir NF-e em vez de NFC-e para vendas a pessoas jurídicas com CNPJ a partir de 3 de…

Chineses criam “Kombi” de oito portas com tecnologia BYD

Kombis - (Créditos: Wikimédia No vasto e competitivo mercado automotivo chinês, onde inúmeras empresas lutam por espaço, algumas pequenas fabricantes se…
  • 2 de outubro de 2024

Estatal assinou memorandos de entendimentos com China Development Bank e Bank of China

 Petrobras assina acordo com bancos chineses — Foto: Divulgação

Em meio ao desenvolvimento de seu novo plano de negócios para os anos de 2024 a 2028, a Petrobras assinou com o China Development Bank (CDB) e o Bank of China memorandos de entendimento para avaliar oportunidades de investimentos e cooperação em iniciativas de baixo carbono.

O objetivo dos acordos é que os chineses abram linhas de financiamento para a cadeia de fornecedores nacionais.

Segundo fontes, o acordo seria superior a US$ 1 bilhão e envolve a troca por barris de petróleo nos próximos anos, uma prática já feita nos anos anteriores, segundo fontes da empresa.

Em comunicado, a estatal disse que o objetivo é “incrementar as trocas comerciais e financeiras entre a Petrobras e empresas chinesas”, mas não cita valores nem dá detalhes do acordo.

Segundo a estatal, Jean Paul Prates está na China onde assinou os acordo entre os dias 28/9 e 1/10.

Os acordos ainda passarão por análises técnicas e têm prazo de cinco anos e envolvem as diversas áreas da empresa nos segmentos de exploração e produção, refino e processamento e transição energética.

Em nota, Prates disse que “as duas iniciativas são extremamente importantes para fortalecer a parceria com China Development Bank e com o Bank of China”.

Os presidentes da Petrobras desde o primeiro governo Lula

Prates lembrou ainda que a China será um parceiro “decisivo na estratégia da Petrobras para retomar presença global. Enxergamos o mercado chinês como prioritário nesse processo”, afirmou.

Os chineses já são um parceiro importante da estatal.

A Cnooc tem participação de 7,34% no campo de Búzios e de 9,65% no campo de Mero, ambos no pré-sal da Bacia de Santos.

Em gestões anteriores, a Petrobras chegou a assinar um memorando de entendimentos com a também chinesa CNPC para finalizar as obras do antigo COmperj, hoje chamado de Galub, mas as empresas não chegaram a um acordo.

A Petrobras deve anunciar seu novo plano de negócios entre novembro e dezembro deste ano.

A estimativa é direcionar para projetos de energia renovável e de soluções de baixo carbono até 15% do valor total previsto de investimento do plano para os próximos cinco anos.

O número é maior que os 6% do plano atual, que compreende os anos de 2023 a 2027 e prevê investimentos totais de US$ 78 bilhões.

Redação CNPL sobre artigo de Bruno Rosa