Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

INSS altera regras de crédito consignado para novos aposentados a partir de janeiro de 2025

Outras notícias

...

Atualização do PIX realizará transferências automáticas sem você aprovar

Tabata Amaral é a autora do Projeto (Reprodução/Agência de Notícias Senado)  A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e…

Bancos estão sendo afetados pelo empréstimo para CLT

Bancos estão sendo afetados pelo empréstimo para CLT- Foto: José Cruz/Agência Brasil A partir de 21 de março de 2025,…

Brasil perde relevância entre investidores que buscam emergentes enquanto Ásia ganha espaço

Com cenário de incerteza. gestores globais colocam economia brasileira em segundo plano e reforçam a aposta em Índia e Taiwan…

União Europeia lança balcão de apoio para PMEs em relação ao cumprimento de sanções

A Comissão Europeia lançou um novo balcão único de apoio destinado a prestar assistência crucial às pequenas e médias empresas…
  • 6 de janeiro de 2025

Mudança visa proteger aposentados e pensionistas contra assédio de bancos; portabilidade estará disponível apenas após 90 dias.

 INSS altera regras de crédito consignado para novos aposentados a partir de janeiro de 2025Foto: Freepik

As regras para concessão de crédito consignado, modalidade com desconto em folha e taxas de juros reduzidas, para novos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , passarão por mudanças significativas a partir de 1º de janeiro de 2025.

A principal alteração diz respeito ao prazo para a solicitação do crédito.

Com a nova norma, os segurados que iniciarem o recebimento do benefício poderão solicitar o consignado antes do período de 90 dias, mas apenas junto ao banco responsável pelo pagamento do benefício.

Para as demais instituições financeiras, ou seja, aquelas que não operam o pagamento da folha, a oferta do crédito consignado será permitida apenas a partir do 91º dia após a concessão do benefício.

Esta medida, segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, busca proteger aposentados e pensionistas contra o assédio de bancos que frequentemente promovem ofertas de crédito imediato logo após a aprovação do benefício.

Além disso, a portabilidade do crédito consignado – a possibilidade de transferir o empréstimo ou o crédito do cartão para outra instituição financeira – também estará limitada para os novos beneficiários nos três primeiros meses.

Somente a partir do 91º dia da concessão do benefício, os aposentados e pensionistas poderão migrar suas operações de consignado para outras instituições, caso desejem condições mais favoráveis de juros.

Taxas de juros e limites de comprometimento de renda

Atualmente, a taxa mensal para empréstimos consignados é de 1,66% ao mês para a modalidade de empréstimo pessoal e de 2,46% ao mês para operações com cartão de crédito e cartão de benefício.

Conforme as regras vigentes, os segurados do INSS podem comprometer até 45% do valor de seu benefício com operações de crédito consignado, sendo 35% direcionados para empréstimos pessoais, 5% para o uso de cartão de crédito e outros 5% para o cartão de benefício.

O INSS afirma que essa nova regulamentação busca equilibrar o acesso ao crédito com uma maior segurança financeira para os beneficiários, ao reduzir a exposição ao crédito de forma desordenada nos primeiros meses de aposentadoria ou concessão da pensão.

Matéria CNPL sobre artigo de Juliana Moratto