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Ticket médio das fraudes no e-commerce foi 60% maior que o das vendas legítimas

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  • 23 de janeiro de 2025

Os dados foram divulgados pela Visa do Brasil, por meio da área Visa Acceptance Solutions

No primeiro semestre de 2024, o ticket médio das fraudes no e-commerce brasileiro foi 60% superior ao ticket médio das vendas legítimas.

Os dados foram divulgados pela Visa do Brasil, por meio da área Visa Acceptance Solutions, que destacou os impactos financeiros dessas práticas sobre o comércio eletrônico no período.

De acordo com o levantamento, 55% das fraudes observadas no semestre tiveram origem em dispositivos móveis.

Durante o fim de semana da última edição da Black Friday, a Visa registrou um aumento de 270% no número de transações suspeitas de fraude bloqueadas no Brasil.

As unidades federativas com maior volume de fraudes foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.

De acordo com Gustavo Carvalho, diretor executivo da Visa Acceptance Solutions, a empresa monitora constantemente as tendências de fraude em diversos países e setores da economia, empregando tecnologias inovadoras como Inteligência Artificial e aprendizado de máquina.

“Contamos com mais de 60 anos de expertise na identificação e combate a inúmeras modalidades de fraude. Nos últimos cinco anos, investimos globalmente mais de US$11 bilhões para reforçar as nossas tecnologias e segurança como um todo. Somente no ano fiscal de 2023, bloqueamos proativamente US$ 40 bilhões em fraudes ao redor do mundo”, destaca Carvalho.

Chargeback

A Visa também apresentou dados sobre chargeback, que é o estorno de uma cobrança e um direito do consumidor previsto em lei.

Criado pelas administradoras de credenciais de pagamento como mecanismo de proteção, o chargeback ocorre quando o consumidor solicita o reembolso do valor gasto em situações como arrependimento da compra, problemas na entrega, insatisfação com o produto ou fraudes.

Os estados com maior percentual de chargebacks foram Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Roraima.

O estudo apontou que 90% dos chargebacks foram reportados até 45 dias após a data da compra.

O chargeback está relacionado ao gerenciamento de disputas para validar a legitimidade de uma transação antes de sua autorização.

Redação CNPL com informações de Mercado&Tech.