Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Supermercados têm dificuldades em contratar e já acumulam 357 mil vagas em aberto, diz entidade

Outras notícias

...

Brasil perde relevância entre investidores que buscam emergentes enquanto Ásia ganha espaço

Com cenário de incerteza. gestores globais colocam economia brasileira em segundo plano e reforçam a aposta em Índia e Taiwan…

União Europeia lança balcão de apoio para PMEs em relação ao cumprimento de sanções

A Comissão Europeia lançou um novo balcão único de apoio destinado a prestar assistência crucial às pequenas e médias empresas…

Governo determina que Instagram, YouTube, TikTok e Mercado Livre retirem do ar conteúdos e anúncios sobre cigarros eletrônicos

Prazo para exclusão de conteúdos sobre produtos derivados do tabaco cuja venda é proibida no Brasil é de 48 horas.…

Mudanças no vale-alimentação e vale- refeição começam a valer em 2025, veja novidades

Supermercado. Créditos: depositphotos.com / monticello O cenário dos benefícios alimentares no Brasil está passando por transformações significativas, impulsionadas pela proposta de implementação…
  • 21 de março de 2025

Segundo Associação Brasileira de Supermercados, jovens que tinham o supermercado como o primeiro emprego atualmente preferem trabalhos informais devido à maior flexibilidade

desemprego no Brasil está em níveis historicamente baixos, mas o setor supermercadista não tem conseguido beber desta mesma fonte.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, disse nesta quinta-feira, 20, em entrevista à imprensa, que o segmento passa por dificuldades na contratação de mão de obra e que já acumula, aproximadamente, 357 mil vagas em aberto.

Somado a escassez de mão de obra qualificada no setor, Milan afirmou que muitos jovens que tinham o supermercado como o primeiro emprego preferem hoje trabalhos informais devido à maior flexibilidade.

“O mercado era a porta de entrada de jovens para a empregabilidade, mas agora o perfil dessa faixa etária está mudando”.

O setor emprega, atualmente, 3 milhões de trabalhadores direta e indiretamente, e conta com cerca de 400 mil lojas espalhadas pelo País.

“Mesmo com o aperto no mercado de trabalho, o setor continua sendo o que mais gera empregos no Brasil. Seguimos em conversas constantes com o Congresso para reforçar essa conscientização e o fomento de maiores oportunidades para o setor”, afirmou o executivo.

Neste ano, a Abras estabeleceu um protocolo de intenções com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, liderado pelo ministro Wellington Dias, para tratar da empregabilidade do setor, de forma a incluir os egressos do serviço militar obrigatório no mercado de trabalho.

Redação CNPL sobre artigo de Júlia Pestana (Broadcast)