Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Mais de 1 milhão de beneficiários já solicitaram ao INSS reembolso de débitos indevidos

Outras notícias

...

Fabricantes chineses estão investindo no que mais importa para o usuário: a qualidade da bateria dos celulares

China está impulsionando desenvolvimento de baterias, e concorrência terá dificuldade em acompanhar  A bateria é uma das características que mais…

Uber e iFood anunciam parceria para integrar aplicativos no Brasil

Acordo com a Uber chega na mesma semana em que uma concorrente chinesa do iFood anunciou sua chegada ao mercado…

TRF2 derruba suspensão e mantém funcionamento de site que vende petições feitas por IA

Desembargador considerou que plataforma não capta clientes e apenas simplifica elaboração de petições Crédito: Freepik O desembargador federal Marcelo Pereira…

Congresso Sindical: onde o trabalho é levado a sério e o trabalhador é representado e respeitado

Itamar Kunert, presidente da CNPL; Sandra Maria de Sousa, diretora adjunta  Administrativa da CNPL e Laerte Teixeira da Costa, secretário…
  • 17 de maio de 2025

Segundo dia de contestação registra o dobro de pedidos de reembolso do primeiro dia, ultrapassando 1 milhão de solicitações.

Joédson Alves/Agência Brasil

O número de pedidos de reembolso de débitos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegou a 1 milhão no fim desta quinta-feira (15/5), no segundo dia do prazo para requerimentos de ressarcimento

Até às 17h de ontem, o número de aposentados e pensionistas do INSS que contestaram descontos não autorizados e solicitaram o reembolso chegou a 1.051.238 e o segundo dia do consultas teve mais que o dobro de contestações do primeiro dia, que registrou 473.940 solicitações através do aplicativo Meu INSS.

Confira os dados do INSS sobre a consulta dos descontos de entidades associativas até agora:

  • Quantidade de consultas: 1.069.201
  • Quantos não autorizaram e solicitaram o reembolso: 1.051.238
  • Quantos autorizaram os descontos: 17.963
  • Canal de atendimento Meu INSS (app e site): 991.130 (92,7%)
  • Canal de atendimento Central 135: 78.071 (7,3%)
  • Quantidade de Entidades Contestadas: 41

Como pedir ressarcimento de débitos indevidos do INSS

Desde a quarta-feira (14/5) é possível confirmar se o desconto associativo identificado em seu benefício foi autorizado ou não.

Basta acessar o aplicativo ou o site Meu INSS, com seu CPF e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

O aplicativo exibirá o nome da entidade e, também, as opções para que o aposentado ou pensionista possa informar se autorizou, de fato, o débito.

Ao clicar na opção “Não autorizei o desconto”, o usuário receberá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.

A partir deste momento, basta acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS – Meu INSS (site e aplicativos para iOs ou Android) ou pelo telefone 135.

Esses são os únicos canais oficiais do Governo Federal para tratar do assunto.

Não há prazo limite para a solicitação 

Os aposentados e pensionistas podem conferir suas situações quando for mais conveniente, sem razão para correria ou pressa na checagem.

O serviço de devolução disponível no aplicativo Meu INSS marca o início do processo de ressarcimento aos aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus contracheques.

A medida foi adotada após investigações da Polícia Federal e da Corregedoria-Geral da União identificarem fraudes.

Como resposta, o Governo Federal determinou o reembolso integral às vítimas, além do bloqueio de bens e contas bancárias das associações envolvidas nas cobranças ilegais. 

 Redação CNPL com informações da Agência Brasil