Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

CNPL fortalece na Câmara dos Deputados mobilização contra o ataque aos direitos dos trabalhadores

Outras notícias

...

Atualização do PIX realizará transferências automáticas sem você aprovar

Tabata Amaral é a autora do Projeto (Reprodução/Agência de Notícias Senado)  A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e…

Bancos estão sendo afetados pelo empréstimo para CLT

Bancos estão sendo afetados pelo empréstimo para CLT- Foto: José Cruz/Agência Brasil A partir de 21 de março de 2025,…

Brasil perde relevância entre investidores que buscam emergentes enquanto Ásia ganha espaço

Com cenário de incerteza. gestores globais colocam economia brasileira em segundo plano e reforçam a aposta em Índia e Taiwan…

União Europeia lança balcão de apoio para PMEs em relação ao cumprimento de sanções

A Comissão Europeia lançou um novo balcão único de apoio destinado a prestar assistência crucial às pequenas e médias empresas…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) intensificou nessa terça-feira, dia 07 de março, em Brasília/DF, a participação na luta em defesa dos trabalhadores em reunião na Câmara dos Deputados. A proposta é desconstruir os argumentos apresentados pelo governo Temer acerca da Reforma Trabalhista, prevista no PL 6.788/16 e dos Projetos que regulamentam a atividade de terceirização e as relações de trabalho no Brasil, estabelecidas no Projeto de Lei da Câmara 30/2015 e no Projeto de Lei 4.302/98. A reunião foi realizada em conjunto pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora, pelo Fórum em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização e pelo Fórum Interinstitucional em Defesa do Direito do Trabalhador e da Previdência Social (FIDS). 


A CNPL destacou a importância de ampliar o processo mobilizatório por meio da unidade do movimento sindical neste momento de embate dos trabalhadores para que os direitos sociais não sejam tratados como mercadoria. Segundo a Confederação, a regulamentação das atividades de terceirização e das relações de trabalho, além de oficializar a degradação do emprego por meio da subvalorização do trabalho e dos trabalhadores, deteriora o autorreconhecimento destes profissionais liberais enquanto classe.

Para a Confederação, as propostas de Reforma Trabalhista e Previdenciária não irão solucionar as crises econômica e política, desencadeadas pelo próprio governo, mas sim irão promover um forte retrocesso social aos direitos conquistados a duras penas. Além disso, os trabalhadores correm o risco de enfrentar o formato de trabalho escravo, caso as propostas sejam aprovadas no Congresso. A CNPL entende que é preciso massificar uma estratégia de divulgação sobre o verdadeiro teor das propostas à população para desmistificar o falso discurso propagado pelo governo.

O trabalho realizado pela ONG Cidadã da Dívida também foi outro ponto destacado pela CNPL, que desconstrói econômica, política, ética e moralmente, qualquer um dos argumentos que justificam a continuidade da tramitação das Reformas da Trabalhista e Previdenciária. A CNPL foi incisiva ao afirmar que não existe a possibilidade de negociar nenhum direito dos trabalhadores. Enquanto representante dos trabalhadores, a CNPL não irá compactuar com nenhuma iniciativa que ameace rasgar a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora, senador Paulo Paim (PT-RS), ressaltou que o objetivo é manter a agenda semanal permanente de reuniões na Câmara dos Deputados, sempre às terças-feiras, para fomentar o debate entre parlamentares, dirigentes sindicais e trabalhadores, na Casa. As reuniões somam também às Audiências Públicas realizadas em todas as regiões do Brasil pelo senador Paim. Participação A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) esteve representada pelo secretário de Relações Sindicais, Danilo Gonçalves Moreira Caser, pelo diretor Ricardo Nerbas e pelo conselheiro Fiscal, Carlos Dinarte Coelho.

 

Agenda de Mobilização Nacional

Greve Geral em Defesa dos Direitos Trabalhistas e Previdenciários das Mulheres
Data: 08 de março
Local: em todos os estados
Horário: durante todo o dia
Informações: CUT (11) 2108-9200

Lançamento da Consulta Nacional Popular da ONG AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA
Data: 14 de março
Tema: “Você concorda em rasgar a Constituição Cidadã destruindo, inclusive, o seu direito à aposentadoria, para privilegiar ainda mais o mercado financeiro?”
Vigência: até 15 de novembro
Informações: www.auditoriacidada.org.br ou [email protected]
Abaixo as perguntas que forma validadas na última reunião:
1. Você concorda que é necessário barrar a Reforma da Previdência (PEC 287) que destrói seu direito à aposentadoria e pensão, para privilegiar ainda mais o mercado financeiro? 2. Você concorda que é necessário barrar a reforma trabalhista, que aumenta a jornada de trabalho e retira direitos como férias, décimo terceiro, carteira assinada, entre outros? 3. Você concorda que é necessário impedir a privatização da educação, saúde, transporte, energia e riquezas naturais como água, petróleo, nióbio, terras, entre outros? 4. Você concorda que é necessário realizar uma auditoria cidadã da dívida pública, a fim de acabar com o privilégio dos bancos e garantir mais recursos para educação, saúde, previdência, moradia, reforma agrária, segurança, entre outros? Ato contra a Reforma da Previdência
Data: 14 de março
Local: sede da OAB Nacional, em Brasília/DF
Horário: a definir
Informações: OAB Nacional (61) 2193-9660

Dia Nacional de Paralisação Contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária
Data: 15 de março
Local: em todos os estados
Informações: CUT (11) 2108-9200

]]>