Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

CNPL lança ciclo de palestras “Momento do Aprendizado” aos trabalhadores

Outras notícias

...

Atualização do PIX realizará transferências automáticas sem você aprovar

Tabata Amaral é a autora do Projeto (Reprodução/Agência de Notícias Senado)  A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e…

Bancos estão sendo afetados pelo empréstimo para CLT

Bancos estão sendo afetados pelo empréstimo para CLT- Foto: José Cruz/Agência Brasil A partir de 21 de março de 2025,…

Brasil perde relevância entre investidores que buscam emergentes enquanto Ásia ganha espaço

Com cenário de incerteza. gestores globais colocam economia brasileira em segundo plano e reforçam a aposta em Índia e Taiwan…

União Europeia lança balcão de apoio para PMEs em relação ao cumprimento de sanções

A Comissão Europeia lançou um novo balcão único de apoio destinado a prestar assistência crucial às pequenas e médias empresas…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) realizou nessa sexta-feira, 17 de março, em Brasília/DF, a primeira palestra do ciclo “Momento do Aprendizado” aos trabalhadores da entidade. A proposta é aperfeiçoar o conhecimento e propiciar integração dos profissionais. Nesta primeira edição, a palestra abordou os impactos das Reformas Trabalhista e Previdenciária, apresentada pela assessora Jurídica e Sindical da CNPL, Zilmara Alencar e o assessor parlamentar, André Santos.

A assessora Jurídica e Sindical da CNPL, Zilmara Alencar, esclareceu todos os pontos críticos contidos nas reformas em tramitação na Câmara dos Deputados e ressaltou que o momento requer urgente unidade dos trabalhadores para não permitir a retirada de direitos. Segundo a assessora, a tentativa de desmonte dos regramentos das relações de trabalho, estabelecida no PL 6.788/16, caminha claramente para o trabalho análogo ao escravo.

 

Entre os pontos contidos na redação do PL, é possível citar drásticas mudanças na jornada diária de trabalho, que pode chegar ao expediente de 12 horas; o parcelamento de férias, que pode ser dividido em três períodos; a redução do intervalo intrajornada para almoço de 30 minutos; a ampliação do tempo de trabalho temporário; e a fragilização das entidades sindicais, que são as legítimas representantes dos trabalhadores, com força de lei, na busca por direitos.

O assessor parlamentar, André Santos, apresentou o atual cenário de tramitação das propostas nas Comissões Especiais da Câmara e pontuou o formato do Sistema de Seguridade Social no Brasil. Para o assessor parlamentar, se a PEC nº 287/16 entrasse em vigor hoje, 72% da população não conseguiria se aposentar, considerando o prazo de 49 anos de contribuição da nova regra. “O Brasil nunca presenciou uma regra de transição tão severa como a PEC nº 287/16, com prejuízos para diversas gerações de trabalhadores”, assegurou.

De acordo com André Santos, a estrutura contida nas Reformas Trabalhista e Previdenciária trará prejuízos também em longo prazo ao trabalhador. “No Japão já é possível presenciar uma epidemia de mortes relacionadas à excessiva jornada de trabalho. Há registros no Japão de trabalhadores vítimas de suicídios ligados a doenças mentais e cardíacas provocadas pelo excesso de trabalho e pelo estresse”, alertou.

A Diretoria da CNPL assegurou que o objetivo é realizar uma palestra por mês, com temas relevantes aos trabalhadores, a cada edição. A iniciativa foi inspirada no próprio papel de desenvolvimento social da Confederação diante à sociedade. “Essa primeira edição serviu como termômetro para identificar a receptividade dos trabalhadores diante do conteúdo apresentado e da abertura para debate. Conforme abrangência, pretendemos abrir o ciclo Momento do Aprendizado para trabalhadores de outras entidades”, afirmou a Diretoria da Entidade.

 

]]>