Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

CNPL participa de Conferência sobre o Futuro do Trabalho realizada na Turquia

Outras notícias

...

Anuidade cobrada pela OAB não tem natureza tributária

  ​A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reafirmou que as contribuições devidas pelos advogados à Ordem dos Advogados…

Juiz do Trabalho envia caso de vínculo empregatício de corretor imobiliário para a Justiça Comum

Crédito: Unsplash Para magistrado trabalhista, cabe primeiro ao juiz estadual verificar se houve algum início no contrato entre as pessoas…

Chiquinho Brazão e assessores custaram R$ 169 mil aos cofres da Câmara em abril

Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) participa por videoconferência de reunião do Conselho de Ética da Câmara Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados Deputado está…

72% dos advogados brasileiros são autônomos

Estudo revela predominância e as características dos advogados autônomos no Brasil, destacando diferenças regionais, raciais e de renda.  Dados significativos…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL , através da representação de seu Secretário de Relações Globais, Divanzir Chiminacio participou, entre os dias 18 e 19 de abril, na cidade de Ankara (Turquia), de uma conferência organizada pela Memur- Sen (confederação sindical dos servidores públicos turcos), cujo tema central foi “O futuro de Trabalho: Ameaças e Oportunidades”, com apoio da Organização Internacional do Trabalho – OIT e representantes de 107 entidades sindicais de todo o planeta.

A Conferência que contou em sua abertura com a presença do presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, trouxe para o primeiro plano o debate e as discussões que envolvem as profundas transformações por que passam, em todo o mundo, as relações de trabalho e produção.

Na visão dos participantes, essa chamada “nova revolução industrial”, alimentada incessantemente com os mais diferentes e variados avanços tecnológicos, que alcançam praticamente todos os ramos da atividade produtiva, vêm se tornando uma distopia, uma vez que ao apresentar soluções de produção e serviços que dispensam praticamente a participação e intermediação do ser humano neste processo, traz em seu bojo uma massiva situação de fechamento de postos de trabalho, além da pura e simples extinção de algumas profissões, atividades e ofícios.

Convivência harmônica

A grande questão que permeou os debates e discussões foi de como se achar um equilíbrio entre o progresso tecnológico irrefreável, juntamente com a manutenção da dignidade do ser humano, cujo expoente máximo é o direito ao trabalho.

“Evidentemente, a evolução tecnológica não pode ser negada. Mas esse desenvolvimento não deve ser promovido com a extinção de milhões de postos de trabalho que, segundo a nova norma vigente são vistos sempre pelo lado da redução do custo do trabalho, não se levando em conta o lado humano, social e econômico que essa onda tecnológica avassaladora promove ao retirar o sustento de milhões de trabalhadores ao redor do mundo”, afirmou Ali Yalcin, presidente da Memur-Sem.

Para o Secretário de Relações Globais da CNPL, Divanzir Chiminacio, a entidade já vinha acompanhando esse desafio há bastante tempo e com a devida atenção, haja vista que no campo das profissões liberais o avanço tecnológico, principalmente na área da prestação de serviços, avança a olhos vistos, trazendo além do fechamento de postos de trabalho, precarização e perda de direitos.

“Na CNPL desenvolvemos a visão de promover de forma contínua ações que propiciem o desenvolvimento de empregos sustentáveis, aliadas à promoção do trabalho com dignidade. Nosso entendimento é proporcionar de modo contínuo a qualificação e atualização dos profissionais liberais, bem como de suas lideranças, para que possamos caminhar par a par com o progresso, o trabalho e a justiça social”, na visão de Chiminacio existe grandes possibilidades de realização de parcerias entre a Confederação e organizações internacionais em desenvolvimento de projetos de interesse da classe trabalhadora.