Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Curso sobre Atualização em Negociação Coletiva de Trabalho

Outras notícias

...

União Europeia lança balcão de apoio para PMEs em relação ao cumprimento de sanções

A Comissão Europeia lançou um novo balcão único de apoio destinado a prestar assistência crucial às pequenas e médias empresas…

Governo determina que Instagram, YouTube, TikTok e Mercado Livre retirem do ar conteúdos e anúncios sobre cigarros eletrônicos

Prazo para exclusão de conteúdos sobre produtos derivados do tabaco cuja venda é proibida no Brasil é de 48 horas.…

Mudanças no vale-alimentação e vale- refeição começam a valer em 2025, veja novidades

Supermercado. Créditos: depositphotos.com / monticello O cenário dos benefícios alimentares no Brasil está passando por transformações significativas, impulsionadas pela proposta de implementação…

STF vai decidir quando contratação PJ é legal ou disfarça vínculo

Medida busca uniformizar entendimento sobre contratos com autônomos e pessoas jurídicas, ampliando segurança jurídica às empresas. O Supremo Tribunal Federal…

Teve início hoje, 11/2, às 9h, com término às 18h, no auditório da CNPL, em Brasília, o Curso de Atualização em Negociação Coletiva de Trabalho, voltado para dirigentes de entidades representativas de trabalhadores, ministrado pela assessora jurídica da CNPL, Maria Cristina de Almeida.

Maria Cristina Almeida é advogada especializada em Direito Trabalhista e Negociação Coletiva de Trabalho,  e durante sua palestra abordará conceitos de legislação na negociação e seus aspectos legais, dando ênfase sobre as formas de negociar, os dissídios e as convenções coletivas de trabalho.

“Dentro da proposta do curso, vamos tratar de um tema bastante polêmico que é a negociação coletiva e que vem sendo exigido das entidades sindicais, através do posicionamento do Judiciário e do Ministério do Trabalho e Emprego. Ou seja, os sindicatos devem cumprir o seu papel e promover as negociações coletivas em nome das categorias representadas, como pede a lei”, disse a assessora.

 

Dentro da programação oferecida pelo curso, os participantes discutirão sobre a negociação e seus aspectos legais, conceito e legislação; as formas de negociar, acordo, convenção coletiva e dissídio coletivo; a negociação coletiva na prática, além de abordarem sobre aspectos da contribuição assistencial e utilização do sistema mediador, do Ministério do Trabalho e emprego.

Ao recepcionar os participantes do curso, o presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, enfatizou sobre a importância de os dirigentes sindicais aprimorarem os fundamentos da negociação coletiva. “Esse é o momento maior da representação sindical, quando o representante, em nome de toda a categoria, exerce o poder de luta e de negociação co0m os patrões buscando em primeiro lugar o estabelecimento de direitos e conquistas para as classes trabalhadoras”, disse Azevedo.

Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação CNPL