Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

7 de maio – Dia do Oftalmologista

Outras notícias

...

Anuidade cobrada pela OAB não tem natureza tributária

  ​A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reafirmou que as contribuições devidas pelos advogados à Ordem dos Advogados…

Juiz do Trabalho envia caso de vínculo empregatício de corretor imobiliário para a Justiça Comum

Crédito: Unsplash Para magistrado trabalhista, cabe primeiro ao juiz estadual verificar se houve algum início no contrato entre as pessoas…

Chiquinho Brazão e assessores custaram R$ 169 mil aos cofres da Câmara em abril

Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) participa por videoconferência de reunião do Conselho de Ética da Câmara Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados Deputado está…

72% dos advogados brasileiros são autônomos

Estudo revela predominância e as características dos advogados autônomos no Brasil, destacando diferenças regionais, raciais e de renda.  Dados significativos…

O 7 de maio foi escolhido para celebrar o Dia do Oftalmologista porque coincide com a data de fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 1930. Em 1986 a data passou a integrar o calendário nacional, por meio da Portaria 398, do Ministério da Saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil tenha quase 1,2 milhão de cegos, dos quais 60%, ou 700 mil, em números absolutos, poderiam ter a condição evitada ou revertida caso recebessem tratamento adequado a tempo. Assim, esta data também é um momento para a sociedade lembrar-se da importância da consulta periódica ao especialista ocular. Desse modo, é possível identificar e prevenir uma série de problemas comuns à visão.

A oftalmologia é uma das especialidades que mais tem evoluído ao longo dos anos. Apresenta avanços que contribuem muito na excelência do diagnóstico e tratamento de diversos problemas e doenças oculares. Outro avanço está na inclusão na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) de tratamentos e cirurgias que são muito mais personalizados e focados nas necessidades dos pacientes.

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)