Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Seminário da CSA discute Operação Condor, página negra das ditaduras do Cone Sul

Outras notícias

...

Atualização do PIX realizará transferências automáticas sem você aprovar

Tabata Amaral é a autora do Projeto (Reprodução/Agência de Notícias Senado)  A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e…

Bancos estão sendo afetados pelo empréstimo para CLT

Bancos estão sendo afetados pelo empréstimo para CLT- Foto: José Cruz/Agência Brasil A partir de 21 de março de 2025,…

Brasil perde relevância entre investidores que buscam emergentes enquanto Ásia ganha espaço

Com cenário de incerteza. gestores globais colocam economia brasileira em segundo plano e reforçam a aposta em Índia e Taiwan…

União Europeia lança balcão de apoio para PMEs em relação ao cumprimento de sanções

A Comissão Europeia lançou um novo balcão único de apoio destinado a prestar assistência crucial às pequenas e médias empresas…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, representada pela Assessora Jurídica Maria Cristina Almeida, esteve presente no seminário realizado pela Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas – CSA, entre os dias 24 e 25 de julho, na sede da entidade, em São Paulo, que debateu o impacto da Operação Condor, de triste memória, sobre os trabalhadores e suas organizações.

Também durante a reunião, foram discutidos os resultados da 103ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, que aconteceu no último mês de maio, em Genebra (Suíça). A primeira mesa de debates contou com a presença o Professor Jair Krischke, presidente da ONG do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, que ressaltou a participação dos Estados Unidos e Brasil na Operação Condor e a dificuldade de resgatar os documentos para construir a história.

Na segunda mesa de debates, que tratou sobre estratégias jurídicas na busca da verdade, a advogada criminalista Rosa Cardoso, integrante da Comissão Nacional da Verdade – CNV resumiu o histórico da Operação Condor e relatou o andamento dos processos de justiça e reparação para as vítimas. Em relação aos resultados da 103ª Conferência Internacional do Trabalho foram apresentados três painéis:
“Nova Normativa da OIT em Trabalho Forçoso”, por Ruth Coelho Monteiro; “Discussão sobre o Tema Informalidade”, por Isamar Escalona; e “Liberdades Sindicais, negociação coletiva e direito de greve”, por Antônio Lisboa. Ainda no contexto da Conferência da OIT, foram relatados casos de descumprimento das convenções latino-americanas da Colômbia, República Dominicana, Venezuela e Equador, selecionados pela Comunidade Andina das Nações (CAN). O encerramento do seminário culminou com a apresentação de um trabalho direcionado para discutir estratégias da CSA, através da rede de Direitos Humanos e Equipe Jurídica Continental, frente a OIT.  Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria Jurídica / Comitê de divulgação CNPL

]]>