Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Estamos em contagem regressiva para o Fórum CNPL em Ação! Conheça Marcio Monzani, palestrante do segundo dia de evento

Outras notícias

...

Os 8 tipos de usucapião de bens e imóveis que existem no Brasil

Apesar de ser um tema muito comum, muitas pessoas não entendem os tipos de usucapião e como funciona para fazer…

Alvo de fake news, Justiça do Trabalho é mal compreendida, diz juiz

Guilherme Guimarães Feliciano, juiz do Trabalho da 1ª vara de Taubaté/SP, defende atuação da Justiça do Trabalho: "É patrimônio do…

Anuidade cobrada pela OAB não tem natureza tributária

  ​A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reafirmou que as contribuições devidas pelos advogados à Ordem dos Advogados…

Juiz do Trabalho envia caso de vínculo empregatício de corretor imobiliário para a Justiça Comum

Crédito: Unsplash Para magistrado trabalhista, cabe primeiro ao juiz estadual verificar se houve algum início no contrato entre as pessoas…
  • 30 de agosto de 2019

O processo de mudanças nas relações trabalhistas não é algo novo, tampouco exclusivo do Brasil. Há casos de enfraquecimento do movimento sindical que datam desde o mandato de Ronald Reagan nos EUA (1981- 1989) e da primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher (1979 – 1990). Isso sem contar os diversos casos ocorridos por toda a América Latina.

Trazendo uma visão global do processo de mudanças sociais e laborais, Marcio Monzani vai traçar paralelos entre a história de diversos países e o caso brasileiro de precarização sistemática do trabalho. Para se ter uma ideia, hoje há mais de 500 leis trabalhistas ao redor do mundo que causam prejuízos aos profissionais. Só na América Latina, nos últimos anos, 30 países passaram por Reformas neste sentido, sendo que em apenas um deles, no Uruguai, as mudanças foram positivas para os trabalhadores.

Com a fala de Monzani, os participantes poderão saber mais sobre os diversos casos mundiais de flexibilização de leis e de direitos e as medidas tomadas pelos sindicatos para conseguir retomar seu protagonismo nestes países. Além disso, os dirigentes sindicais também aprenderão mais sobre o documento da OIT que trata do Futuro do Trabalho.

Palestrante: MARCIO MONZANE

Secretário-Geral Regional da UNI América