Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

CNPL participa de XI Congresso Nacional Sindical dos Enfermeiros (Conse)

Outras notícias

...

Confira qual é o dissídio da construção civil em 2024

Convenção Coletiva de Trabalho foi assinada em 13 de maio pelos presidentes do SindusCon-SP, Sintracon-SP e Feticom-SP A construção civil…

IA atinge mercado de trabalho ‘igual tsunami’, diz diretora do FMI

Diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva (Imagem: Governo do Peru) A diretora-gerente do FMI, Cristalina Georgieva, apontou que…

Comissão Europeia apresenta plano para um diploma europeu

A Comissão Europeia adotou um pacote de propostas para o setor do ensino superior europeu com o objetivo de criar…

Possibilidade de acordo trabalhista sem advogado preocupa especialistas

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho regulamentou em março uma nova forma de mediação de conflitos na área trabalhista,…

Nos dias 5 e 6 de novembro, representantes da CNPL participaram dos trabalhos realizados na décima primeira edição do Conse, na cidade de São Paulo. Neste ano, o tema foi “Valorização e Reconhecimento da Enfermagem em Defesa da Vida”. Entre as atividades lá desenvolvidas, houve o 1º Ciclo de palestras tratando sobre a Conjuntura Nacional e Internacional da Enfermagem.

A então presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) Solange Caetano, comentou o impacto que as últimas reformas – trabalhista, da previdência e, agora, sindical, tem causado no movimento das entidades como um todo. “Fazer um Congresso hoje na atual conjuntura não é nada fácil. (…) Mas tenho certeza que os presentes vão trabalhar para construir políticas de fortalecimento para o próximo período e ampliar direitos para a categoria. Vamos sair mais fortalecidos na luta.”

Durante o Congresso, o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais Carlos Alberto Schmitt de Azevedo integrou a mesa de abertura, junto a outros dirigentes sindicais. Em sua fala, Schmitt ressaltou a importância do Conse e manifestou apoio aos profissionais de enfermagem no Brasil. “Temos sempre que estar rediscutindo a nossa atuação profissional, sindical e política, já que este é um momento extremamente difícil para qualquer categoria”, comentou. “Não existe, historicamente, nenhuma democracia que não tenha um movimento sindical forte. Nem na época da Ditadura Militar houve tentativas de acabar com o custeio sindical. Por isso, eventos como o Conse são importantes para se ter um amplo debate”.

Com informações da Ascom FNE