Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Apesar das tentativas do governo, dólar fechou o ano fora do Sistema Solar

Outras notícias

...

Apple sofre derrota e deve abrir a App Store no Brasil

Empresa tem 90 dias para permitir sistemas de pagamentos de terceiros nos iPhones brasileiros. Medida busca ampliar a concorrência no…

Contratação de Campos Neto, ex-presidente do Banco Central pelo Nubank causa mal-estar; ex-BC nega conflito de interesses

Executivos ouvidos pela reportagem consideram que Banco Central teria favorecido fintech em discussões regulatórias; Campos Neto diz que agenda era…

Governo conclui proposta para regular big-techs com foco em transparência para consumidores

Foram elaborados dois textos: um mira a regulação dos serviços digitais e se volta mais ao direito do consumidor; outro,…

Skype é aposentado pela Microsoft; relembre a história da plataforma

Em seus dias de glória, a plataforma chegou a ter 300 milhões de usuários ativos Black man talking with friends…
  • 5 de janeiro de 2025

A moeda americana encerrou o último pregão de 2024 sendo negociada a 6,17 reais

Ilustração: IA por Rodolfo Borges

O dólar encerrou o pregão da segunda-feira , 30/12, o último de 2024, negociado a 6,17 reais, acumulando uma alta de 27,36% no ano.

Após oscilar durante o período da manhã, a moeda americana bateu os 6,24 reais no início da tarde, forçando o Banco Central a intervir mais uma vez e vender 1,815 bilhão de dólares à vista para conter a alta.

O avanço no ano representa a maior oscilação do dólar desde 2020, primeiro ano da pandemia de Covid, quando a moeda americana subiu 29,3% em relação ao real.

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, adotou ao longo de 2024 uma narrativa de que a alta do dólar era culpa do mercado.

Segundo ela, o mercado “jogou o dólar para a lua”.

Além dela, integrantes do governo Lula (PT) abraçaram o discurso de que a alta do dólar não é culpa de um pacote fiscal desacreditado pela população e mercado financeiro.

Para o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Secom, Paulo Pimenta, a disparada do dólar é culpa de uma “indústria das fake news” estaria trabalhando contra o Brasil” e

Nas redes sociais, Pimenta publicou mensagens dizendo que um perfil do X estaria fazendo publicações falsas.

O perfil de fake news foi apagado, mas os criminosos serão encontrados e responsabilizados. A internet não é terra sem lei e quem comete crimes contra o Brasil não ficará impune!”, escreveu.

Foi Lula

Ao contrário do que diz o PT (e parte da imprensa), a cotação do dólar começou a disparar em 27 de novembro, por causa da celebrada promessa de isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais.

Enquanto todos esperavam uma sinalização de que o governo Lula cumpriria a promessa de responsabilidade fiscal e se esforçaria para cumprir o arcabouço com o qual se comprometeu, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou exatamente o contrário, com uma promessa para 2026.

Restou ao PT, que alega tanto combater fake news, contar mentiras para tentar esconder os próprios erros.

Redação CNPL com informações da Redação d’O Antagonista