Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

BC informa que 150 chaves Pix cadastradas na Shopee sofreram vazamento

Outras notícias

...

Contratação de Campos Neto, ex-presidente do Banco Central pelo Nubank causa mal-estar; ex-BC nega conflito de interesses

Executivos ouvidos pela reportagem consideram que Banco Central teria favorecido fintech em discussões regulatórias; Campos Neto diz que agenda era…

Governo conclui proposta para regular big-techs com foco em transparência para consumidores

Foram elaborados dois textos: um mira a regulação dos serviços digitais e se volta mais ao direito do consumidor; outro,…

Skype é aposentado pela Microsoft; relembre a história da plataforma

Em seus dias de glória, a plataforma chegou a ter 300 milhões de usuários ativos Black man talking with friends…

Riscos psicossociais passam a integrar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), a partir de maio

Nova exigência da NR 1 obriga empresas a adotarem medidas para identificar e combater fatores que afetam a saúde mental…

Informações divulgadas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos nem acesso às contas ou a outras informações financeiras

O Banco Central (BC) divulgou um incidente de segurança envolvendo os dados pessoais vinculados a chaves Pix da Shopee (SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos Ltda).

Segundo informações da autarquia, houve falhas pontuais em sistemas da empresa, mas sem vazamento de dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentação ou saldos financeiros ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

De acordo com a autoridade monetária, as informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos nem acesso às contas ou a outras informações financeiras, diz o BC.

Foram dados cadastrais vinculados a 150 chaves Pix: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta. Procurada, a empresa ainda não se manifestou.

Notificação do vazamento

Aqueles que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, afirmou o BC.

“Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, acrescenta o texto.

A Shopee é uma instituição de pagamento no Brasil autorizada pelo Banco Central e opera sob o nome de ShopeePay. 

Redação CNPL sobre artigo de Izabella Miranda