Outras notícias
Tornou-se impossível andar pelas ruas do Brasil sem esbarrar, eventualmente, em um carro elétrico.
Eles já representam, segundo levantamento divulgado recentemente pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 7,5% de participação no mercado automotivo nacional.
Se as vendas de veículos desse tipo aumentam, a preocupação com a segurança de seus ocupantes também aumenta, com proprietários interessados em blindagem.
Em 2024, segundo levantamento da Associação Brasileira de Blindagem, a BYD figurou entre as cinco marcas que mais blindaram no país, ficando atrás somente da Toyota, Jeep, BMW e Volkswagen, marcando a consolidação dos veículos eletrificados também na frota blindada nacional.
A expansão desse mercado motivou a Concept be safe, blindadora presente em São Paulo, a lançar uma fábrica especializada na blindagem de veículos elétricos, a Concept evision, primeira desse nicho de mercado no país. A fábrica está sendo instalada em Sumaré, no interior paulista, com capacidade inicial para a proteção balística de 30 carros mensais, mas que pode ser ampliada para 100, de acordo com a crescente demanda.
O investimento total feito para a instalação é de R$ 5 milhões. “Os veículos elétricos já são uma realidade consolidada no Brasil. Trata-se de uma frota crescente, numa nova era de inovação e evolução automotiva, que também vem acompanhada de desafios, como o de garantir a segurança desses veículos que representam o futuro da indústria automotiva. A fábrica especializada na blindagem desse tipo de automóvel surge para atender esse desafio, com tecnologia, estrutura e mão de obra adequadas para lidar com esse novo perfil de demanda”, destaca Rogério Garrubbo, conselheiro de inovação e tecnologia da Concept be safe.
O que muda na blindagem de um elétrico em relação a um modelo a combustão?
Volvo/Divulgação
Blindar um carro elétrico envolve cuidados adicionais em relação a um modelo a combustão, especialmente pela presença de sistemas de alta tensão. Antes da blindagem, Garrubo explica que é essencial desativar corretamente os sistemas elétricos seguindo normas como a NR-10 para evitar riscos de acidentes ou danos às baterias.
Além disso, o ambiente da blindadora deve ser controlado, pois partículas metálicas em suspensão podem comprometer componentes sensíveis.
Também é necessário ter conhecimento técnico para lidar com módulos eletrônicos e sensores que exigem reprogramação precisa.
Hoje, muitos elétricos usam plataformas semelhantes às dos carros a combustão, facilitando o processo estruturalmente.
Mas, sem seguir protocolos rigorosos, os riscos aumentam. Portanto, a blindagem de um elétrico exige preparação, especialização e atenção redobrada.
Embora não haja um ranking detalhado sobre os modelos elétricos mais blindados no País, os que mais procuraram a Concept para a realização da blindagem foram os Volvo XC40, seguido do BYD Dolphin.
Entre os híbridos, quem encabeça os pedidos é o Toyota Corolla Hybrid sedã, por exemplo.
Redação CNPL sobre artigo de Rodrigo Tavares / Jornal do Carro / Fotos: Estadão
Endereço: SCS Quadra 01, Bloco M, Salas 1301 a 1305; 1317 e 1318 Edifício Gilberto Salomão, Asa Sul, Brasília, DF, CEP: 70305-900
Fale com a CNPL