Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

CNPL participa do II Seminário Internacional das Entidades de Técnicos Industriais

Outras notícias

...

Decisões do judiciário são pela volta da homologação na rescisão de contrato de trabalho

Especialista alerta para algumas decisões do Poder Judiciário que podem trazer de volta a homologação de rescisão de contrato de…

Atuação como militante sindical não caracteriza relação de emprego

Uma trabalhadora que prestou serviços para entidade sindical por oito anos não obteve reconhecimento de vínculo empregatício com o sindicato,…

As razões por que executivos pressionam pela volta do trabalho presencial nos 5 dias da semana

A JPMorgan Chase é uma das empresas do setor financeiro que vêm exigindo o trabalho presencial dos seus funcionários Em…

Lei da Igualdade Salarial invade liberdade de empresa, diz juíza federal

Por entender que a Lei 14.611/2023 — conhecida como Lei da Igualdade Salarial — criou demandas que invadem a liberdade…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) esteve representada, entre os dias 5 e 8 de outubro, por meio do presidente, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo e do vice-presidente, Wilson Wanderlei Vieira, no II Seminário Internacional das Entidades de Técnicos Industriais: “Energias Alternativas e os Impactos Ambientais”, em Foz do Iguaçu/PR, realizado pela Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC). Durante o evento, também foi celebrado o aniversário de 20 anos de fundação da Organização Internacional dos Técnicos (OITEC).
O II Seminário Internacional abordou, como eixo principal, as alternativas para diminuir os impactos negativos causados ao meio ambiente devido ao uso inapropriado das diversas fontes de energia. O evento reuniu centenas de participantes, entre palestrantes, dirigentes de entidades sindicais e organizações não governamentais, professores e alunos de escolas técnicas, e profissionais de diversas áreas de atuação, especialmente do setor técnico. O vice-presidente da CNPL, Wilson Wanderlei Vieira, que também é presidente da FENTEC, ressaltou em discurso de abertura do II Seminário Internacional das Entidades de Técnicos Industriais, os projetos de proteção ambiental realizados na região e a grandeza da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional. “O meio ambiente sempre foi alvo de preocupação da FENTEC, como pauta de importantes eventos. Escolhemos a cidade de Foz do Iguaçu para facilitar a vinda dos companheiros argentinos, paraguaios e uruguaios; e, também, para prestigiar o companheiro Solomar Pereira Rockembach, reeleito presidente do SINTEC-PR”, destacou.

Participação Além dos representantes da CNPL, o II Seminário Internacional das Entidades de Técnicos Industriais também contou com a presença do diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich, que ministrou a palestra “Diversas Fontes de Energia Alternativa”, com mediação do vice-presidente da CNPL e presidente da FENTEC, Wilson Wanderlei Vieira e do secretário geral da FENTEC e presidente do presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de Paraná (SINTEC-PR), Solomar Pereira Rockembach; do professor universitário e profissional no setor de Energia Renovável e Meio Ambiente, Jean-Claude Pulfer, ministrou a palestra “Impacto Ambiental nas Diversas Formas de Energia Alternativa”, mediada por Júlio Torales e Luís Améndola, respectivamente presidente e secretário da OITEC. A advogada, consultora especialista em Relações do Trabalho e Assessora Jurídica da CNPL, Zilmara Alencar, ministrou a palestra “Segurança do Trabalho e Periculosidade em Empresas de Geração de Energia”, com mediação de Nilson da Silva Rocha, vice-presidente da FENTEC e presidente do SINTEC-MG – Sindicato dos Técnicos Industriais de Minas Gerais, e Bernardino José Gomes, presidente Sindicato dos Técnicos Industriais do Espírito Santo do (SINTEC-ES). 20 anos OITEC O II Seminário Internacional também prestigiou o aniversário de 20 anos da Organização Internacional dos Técnicos (OITEC), fundada em 6 de setembro de 1996, na cidade de Montevideo, capital do Uruguai, por iniciativa das instituições representativas dos técnicos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que de comum acordo, retificaram os protocolos de intenções de Blumenau, e de Montevideo. Há 20 anos, a OITEC defende e fortalece o desenvolvimento cultural, social, educativo e ético dos profissionais técnicos a nível internacional. A OITEC desbravou novos cenários e mercados para os técnicos viabilizando o intercâmbio de experiências tecnológicas, o que contribui para o crescimento e consolidação da categoria profissional em âmbito internacional.

]]>