Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Entidades sindicais reivindicam ampla discussão das Reformas Trabalhista e Previdenciária no Senado

Outras notícias

...

Atualização do PIX realizará transferências automáticas sem você aprovar

Tabata Amaral é a autora do Projeto (Reprodução/Agência de Notícias Senado)  A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e…

Bancos estão sendo afetados pelo empréstimo para CLT

Bancos estão sendo afetados pelo empréstimo para CLT- Foto: José Cruz/Agência Brasil A partir de 21 de março de 2025,…

Brasil perde relevância entre investidores que buscam emergentes enquanto Ásia ganha espaço

Com cenário de incerteza. gestores globais colocam economia brasileira em segundo plano e reforçam a aposta em Índia e Taiwan…

União Europeia lança balcão de apoio para PMEs em relação ao cumprimento de sanções

A Comissão Europeia lançou um novo balcão único de apoio destinado a prestar assistência crucial às pequenas e médias empresas…

Em reunião com o líder do PMDB no Senado, senador Renan Calheiros (PMBD/AL), entidades sindicais reivindicaram, na tarde dessa terça-feira, dia 25 de abril, em Brasília/DF, para que as Reformas Trabalhista (PL 6.788/16) e Previdenciária (PEC nº 287/2016) sejam amplamente debatidas com as entidades representativas de trabalhadores no Senado, diferente da votação a toque de caixa que aconteceu na Câmara dos Deputados. A reunião foi proposta pelo senador Paulo Paim (PT/RS), coordenador das Frentes Parlamentares Mista em Defesa da Previdência Social e dos Direitos da Classe Trabalhadora.

O pedido de diálogo ampliado prevê esclarecer aos senadores os pontos críticos das propostas intituladas pelo governo Temer (PMDB) como “Reformas” da Previdência e Trabalhista. Os dirigentes sindicais enfatizaram que além de provocar retrocesso social milenar no processo evolutivo da legislação trabalhista, construída à duras penas, as Reformas também não irão gerar novos empregos, conforme anunciado falsamente pelo governo.


Na ocasião, os representantes sindicais destacaram a recomendação do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, ao presidente Temer para retirada no Congresso Nacional da proposta de Reforma da Previdência por apresentar, segundo o presidente do CNDH, Darci Frigo, retrocessos inaceitáveis no campo dos direitos trabalhistas e sociais.
O líder do PMDB no Senado, senador Renan Calheiros (PMBD/AL), foi receptivo às argumentações apresentadas pelas entidades sindicais e assegurou que contribuirá para o amplo debate na Casa sobre as divergências presentes na redação das Reformas Previdenciária e Trabalhista, com abertura para participação das entidades sindicais. Além disso, ficou acordado que os representantes sindicais apresentem propostas, como subsídio, para tentar municiar Renan Calheiros sobre as questões abordadas.


Participação
A reunião contou com a presença do presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), do Fórum Interinstitucional de Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social (FIDS), das Centrais Sindicais e de representantes da justiça do trabalho. Além do senador Renan Calheiros (PMBD/AL), do senador Paulo Paim (PT/RS); da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO); do deputado Paulo Pereira da Força (SD/SP); da líder do PCdoB na Câmara, Alice Portugal (PCdoB/BA); e do deputado Bebeto (PSB/BA).

 

Fotos: Daniel Cardoso

]]>