Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

IRPF 2024: aposentados e pensionistas têm dificuldade para obter informe de rendimentos do INSS

Outras notícias

...

Sindicontabil VS realiza café da manhã em comemoração ao Dia do Contabilista

Foto: Juliano Palinha Ocorrendo no dia 25/4, na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do…

A maior impressora 3D do mundo, capaz de fabricar uma casa em 80 horas, poderá aposentar trabalhadores da construção

Explore como a maior impressora 3D do mundo, FoF 1.0, transforma resíduos em lares sustentáveis em 80 hrs. Revolucionando a…

Reforma tributária prevê menos imposto para advogado, engenheiro e economista entre outras atividades

Regulamentação proposta por equipe econômica lista 18 atividades que terão abatimento de 30% nos novos tributos que incidirão sobre o…

Decisões do judiciário são pela volta da homologação na rescisão de contrato de trabalho

Especialista alerta para algumas decisões do Poder Judiciário que podem trazer de volta a homologação de rescisão de contrato de…
  • 21 de março de 2024

Aposentados e/ou pensionistas não se recordam da senha de acesso do gov.br, dificultando a entrega do IR.

A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), enviou um ofício, na última semana, ao ministro da previdência social, Ministério da Fazenda e à Receita Federal sobre a dificuldade enfrentada para acessar o portal gov.br e obter o extrato do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) .

Isso porque neste ano de 2024, será possível acessar os rendimentos do INSS apenas aqueles com categorias Ouro e Prata do gov.br ou por meio de certificado digital.

Porém, muitos aposentados e/ou pensionistas não se recordam da senha de acesso e, por isso, não conseguem recuperá-la, além de muitos não integrarem as categorias exigidas.

Outro fator agravante é nos casos de falecimentos, quando os inventariantes e/ou herdeiros destes espólios não têm acesso aos respectivos “GOV.BR”, ouro ou prata dos contribuintes.

Para obter a informação, o interessado deve se deslocar até uma unidade da Receita Federal ou do INSS para ter acesso.

Assim, sob a visão da Fenacon, se tornarão cada vez mais comuns transtornos ligados à tal complexidade e burocracia para obtenção dos informes de rendimentos.

Para solucionar a questão, a Federação sugere a liberação para emissão do documento via dados cadastrais ou a criação de acesso para o Profissional Contábil, tendo em vista que ele é o principal responsável pela elaboração e envio da declaração.

Além disso, esse profissional possui o certificado digital do contador, no qual ficam registradas as consultas realizadas.

É importante ressaltar que existe um código de conduta a ser seguido pelos profissionais contábeis para manter o sigilo das informações.

A Fenacon também solicitou uma reunião virtual com membros do INSS para debater melhor o assunto até chegarem a uma conclusão vantajosa para todos os grupos envolvidos. 

Redação CNPL com informações da  Fenacon