Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Justiça reitera, CNPL é única e exclusiva representante dos profissionais liberais

Outras notícias

...

Nota da Federação Nacional dos Nutricionistas sobre a Portaria MEC nº 378/2025

A Federação Nacional dos Nutricionistas manifesta profunda preocupação e discordância em relação à Portaria MEC nº 378, de 19 de…

TST define 17 teses vinculantes em rito repetitivo

Sessão eletrônica uniformizou entendimentos já pacificados; análise de dois temas foi adiada. (Imagem: Divulgação/TST) O pleno do TST fixou 17…

Senado aprova projeto com novas regras para licenciamento ambiental; texto vai à Câmara

Proposta simplifica e flexibiliza procedimentos para atividades consideradas de menor impacto; Ministério do Meio Ambiente diz que lei ‘afronta a…

Governo volta atrás e desiste de tributar com IOF aplicações de fundos de investimentos no exterior

Aumento do imposto sobre essas operações havia sido anunciado horas antes, mas teve forte reação negativa do mercado; Fazenda diz…

Em decisão expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, no dia 24 de agosto, a Justiça do Trabalho reiterou, mais uma vez, por meio de recurso de revista a legítima representatividade da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, como única e exclusiva entidade sindical dos profissionais liberais em todo território nacional.

A decisão expedida se refere à alegação de que a Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários Regulamentados – CNTU, ora recorrente, teria recuperado o seu registro sindical em março deste ano, por decisão administrativa do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. No entanto, é importante ressaltar que decisão administrativa não pode se sobrepor à decisão judicial já expedida.

Frente a esse cenário, afastam-se as alegações e permanecem os dispositivos legais, que nega, novamente, restabelecer o código sindical ilegal de uma segunda entidade representativa dos profissionais liberais no Brasil.

]]>