Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Buscar em posts
Buscar em páginas

Livros sobre saúde do trabalhador e terceirização serão lançados no VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais

Siga e curta a CNPL nas Redes Soiais :)

Facebook
Facebook
Twitter
Instagram

Outras notícias

...

OIT mantém Brasil em lista de países monitorados e pede dados sobre reforma trabalhista

Peritos pediram que governo mantenha diálogos com entidades e apresente números. Associação que reúne juízes brasileiros diz que reforma reduziu…

OIT reconhece a precarização nas relações de trabalho no Brasil

Desde o dia 10 de junho ocorre a 108ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra (Suíça). Na manhã…

OIT inclui Brasil na lista de países suspeitos de violar direitos trabalhistas

A previsão de as negociações valerem mais que a legislação, os obstáculos para desconto em folha das contribuições sindicais e…

Justiça: Brasil entra na “Lista Suja” da OIT e governo terá que se explicar na Comissão de Normas da Organização Internacional do Trabalho

A comissão de normas da OIT manteve o Brasil na lista de 24 países que mais violam convenções internacionais do…

O VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais “O Profissional Sustentável Transforma – Construindo o Futuro” sediará, de 16 a 18 de maio, em Brasília/DF, o lançamento dos livros “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Serviço Social: estudos da relação trabalho e saúde no capitalismo contemporâneo” e o “Avesso do trabalho IV – Terceirização: Precarização e adoecimento no mundo do trabalho”. A autora das obras Edvânia Lourenço, professora e pesquisadora nas áreas de trabalho, saúde do trabalhador e serviço social, apresentará palestra no Eixo Trabalho.

Edvânia Lourenço explica que a coletânea “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Serviço Social: estudos da relação trabalho e saúde no capitalismo contemporâneo” aborda os adoecimentos do trabalho, com foco na precarização, terceirização, intensificação e superexploração do trabalho, demonstrando como a conformação desta sociedade destrutiva comandada pela lógica do capital tem componentes trágicos para a saúde da classe trabalhadora. Segundo a autora, não é por outro motivo que os assédios, padecimentos, mortes, suicídios e outros tantos sofrimentos têm sido mais a regra do que a exceção. “O livro torna-se um material importante para o estudo e a crítica de mais esta atrocidade que caracteriza nossa vida cotidiana no mundo do trabalho”, esclareceu.

Segundo a autora, o livro “Avesso do Trabalho IV…” trata como eixo central da terceirização. A obra critica, como forma de combate, a sociedade com novos escravos que sofrem cada vez mais uma exploração compulsiva do trabalho, expondo assim, todas as formas e lutas ao flagelo. “Esta obra é fruto de uma reflexão ampla entre militantes, pesquisadores, discentes e docentes, envolvidos na ação e no combate às diversas formas de precarização, degradação dos direitos, condições e ambientes de trabalho”,afirmou.

No Eixo Trabalho do VIII Congresso, a palestrante Edvânia Lourenço pretende ampliar o debate dos temas tratados nos livros, com foco no atual cenário político e econômico do país e a tentativa de retirada de direitos por meio das reformas trabalhista e previdenciária em tramitação no Congresso.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial