Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Livros sobre saúde do trabalhador e terceirização serão lançados no VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais

Outras notícias

...

A maior impressora 3D do mundo, capaz de fabricar uma casa em 80 horas, poderá aposentar trabalhadores da construção

Explore como a maior impressora 3D do mundo, FoF 1.0, transforma resíduos em lares sustentáveis em 80 hrs. Revolucionando a…

Reforma tributária prevê menos imposto para advogado, engenheiro e economista entre outras atividades

Regulamentação proposta por equipe econômica lista 18 atividades que terão abatimento de 30% nos novos tributos que incidirão sobre o…

Decisões do judiciário são pela volta da homologação na rescisão de contrato de trabalho

Especialista alerta para algumas decisões do Poder Judiciário que podem trazer de volta a homologação de rescisão de contrato de…

Atuação como militante sindical não caracteriza relação de emprego

Uma trabalhadora que prestou serviços para entidade sindical por oito anos não obteve reconhecimento de vínculo empregatício com o sindicato,…

O VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais “O Profissional Sustentável Transforma – Construindo o Futuro” sediará, de 16 a 18 de maio, em Brasília/DF, o lançamento dos livros “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Serviço Social: estudos da relação trabalho e saúde no capitalismo contemporâneo” e o “Avesso do trabalho IV – Terceirização: Precarização e adoecimento no mundo do trabalho”. A autora das obras Edvânia Lourenço, professora e pesquisadora nas áreas de trabalho, saúde do trabalhador e serviço social, apresentará palestra no Eixo Trabalho.

Edvânia Lourenço explica que a coletânea “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Serviço Social: estudos da relação trabalho e saúde no capitalismo contemporâneo” aborda os adoecimentos do trabalho, com foco na precarização, terceirização, intensificação e superexploração do trabalho, demonstrando como a conformação desta sociedade destrutiva comandada pela lógica do capital tem componentes trágicos para a saúde da classe trabalhadora. Segundo a autora, não é por outro motivo que os assédios, padecimentos, mortes, suicídios e outros tantos sofrimentos têm sido mais a regra do que a exceção. “O livro torna-se um material importante para o estudo e a crítica de mais esta atrocidade que caracteriza nossa vida cotidiana no mundo do trabalho”, esclareceu.

Segundo a autora, o livro “Avesso do Trabalho IV…” trata como eixo central da terceirização. A obra critica, como forma de combate, a sociedade com novos escravos que sofrem cada vez mais uma exploração compulsiva do trabalho, expondo assim, todas as formas e lutas ao flagelo. “Esta obra é fruto de uma reflexão ampla entre militantes, pesquisadores, discentes e docentes, envolvidos na ação e no combate às diversas formas de precarização, degradação dos direitos, condições e ambientes de trabalho”,afirmou.

No Eixo Trabalho do VIII Congresso, a palestrante Edvânia Lourenço pretende ampliar o debate dos temas tratados nos livros, com foco no atual cenário político e econômico do país e a tentativa de retirada de direitos por meio das reformas trabalhista e previdenciária em tramitação no Congresso.