Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Buscar em posts
Buscar em páginas

Livros sobre saúde do trabalhador e terceirização serão lançados no VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais

Siga e curta a CNPL nas Redes Soiais :)

Facebook
Twitter
Instagram

Outras notícias

...

CNPL promove seminário no dia 21 de maio

Na próxima semana, a CNPL promoverá um dia com diversas atividades, entre elas as AGO e AGE, além de palestras…

NOTA DE REPÚDIO

Sicontiba divulga Nota de Repúdio contra Emenda Aprovada de “Mordaça” aos Auditores da Receita Federal do BrasilO Sindicato dos Contabilistas de…

Nota sobre a Greve Nacional da Educação

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), tendo em vista serem as universidades que formam todos profissionais por ela representados,…

Campanha do MPT divulga conquistas dos trabalhadores obtidas pela atuação de sindicatos

“Conheça quem te representa” é o convite feito no mês dedicado à conscientização da importância das boas práticas sindicais, o…

O VIII Congresso Nacional das Profissões Liberais “O Profissional Sustentável Transforma – Construindo o Futuro” sediará, de 16 a 18 de maio, em Brasília/DF, o lançamento dos livros “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Serviço Social: estudos da relação trabalho e saúde no capitalismo contemporâneo” e o “Avesso do trabalho IV – Terceirização: Precarização e adoecimento no mundo do trabalho”. A autora das obras Edvânia Lourenço, professora e pesquisadora nas áreas de trabalho, saúde do trabalhador e serviço social, apresentará palestra no Eixo Trabalho.

Edvânia Lourenço explica que a coletânea “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Serviço Social: estudos da relação trabalho e saúde no capitalismo contemporâneo” aborda os adoecimentos do trabalho, com foco na precarização, terceirização, intensificação e superexploração do trabalho, demonstrando como a conformação desta sociedade destrutiva comandada pela lógica do capital tem componentes trágicos para a saúde da classe trabalhadora. Segundo a autora, não é por outro motivo que os assédios, padecimentos, mortes, suicídios e outros tantos sofrimentos têm sido mais a regra do que a exceção. “O livro torna-se um material importante para o estudo e a crítica de mais esta atrocidade que caracteriza nossa vida cotidiana no mundo do trabalho”, esclareceu.

Segundo a autora, o livro “Avesso do Trabalho IV…” trata como eixo central da terceirização. A obra critica, como forma de combate, a sociedade com novos escravos que sofrem cada vez mais uma exploração compulsiva do trabalho, expondo assim, todas as formas e lutas ao flagelo. “Esta obra é fruto de uma reflexão ampla entre militantes, pesquisadores, discentes e docentes, envolvidos na ação e no combate às diversas formas de precarização, degradação dos direitos, condições e ambientes de trabalho”,afirmou.

No Eixo Trabalho do VIII Congresso, a palestrante Edvânia Lourenço pretende ampliar o debate dos temas tratados nos livros, com foco no atual cenário político e econômico do país e a tentativa de retirada de direitos por meio das reformas trabalhista e previdenciária em tramitação no Congresso.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial