Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Profissionais liberais da Região Norte se encontram em Belém

Outras notícias

...

Garis e lixeiros pejotizados graças a ministros do STF

Tribunal ignora consequências funestas de suas decisões, em violação ao art. 20 da LINDB  Crédito: Fellipe Sampaio/STF Como era de…

Falta de licença para exploração na margem equatorial pode impactar preço do leilão da ANP

Dos blocos que serão ofertados pela ANP, 65 estão localizados na Margem Equatorial  Plataforma da Petrobras no Rio de Janeiro  Foto:…

NASA religa motores da sonda Voyager 1 a 25 bilhões de km de distância

A NASA reativou os propulsores da Voyager 1 após 21 anos; a sonda, lançada em 1977, está a quase 25…

O que se sabe sobre o foco de gripe aviária; China e UE suspendem importações

Principal importador da carne de frango brasileira, país asiático suspendeu as compras do Brasil por 60 dias; vírus foi identificado…

O Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania realizado pela Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, no auditório do Sindicato dos Médicos do Pará – SINDMEPA, nos dias 7 e 8 de abril, reuniu dirigentes de entidades representativas de diversas categorias para juntos discutirem não apenas os rumos e perspectivas do movimento sindical das profissões liberais, mas também debaterem com profundidade a delicada situação social, política e econômica pela qual passa o País.

Ao saudar os participantes do Fórum, o presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, ressaltou a importância de os dirigentes e os próprios profissionais se engajaram com afinco em atividades voltadas para a formação, atualização, capacitação e qualificação, para melhor realizarem uma representação laboral transparente e eficiente.

“O Brasil e o mundo vivenciam transformações radicais nas relações de trabalho e nos meios e modos de produção. Os novos tempos, agora sim realmente globalizados, não nos permitem a estagnação e a perda de referenciais e oportunidades. Nesses momentos de mudanças abruptas e radicais é que se faz necessária a presença, a orientação e a determinação de um movimento sindical realmente disposto a retomar o protagonismo e a responsabilidade na luta por políticas sociais e trabalhistas que realmente consolidem avanços e conquistas para os trabalhadores, para a sociedade e para o País”, afirmou Azevedo que reiterou a importância do estabelecimento de um contato direto entre a CNPL e suas bases em todas as regiões do Brasil.

Presente ao Fórum , o deputado Arnaldo Jory (PPS- PA) apoiou a realização do evento, destacando a importância de os profissionais liberais, cujas categorias de trabalhadores permeiam toda a economia se reúnam para discutir e buscar soluções para o País. Também  presente na abertura do encontro, o presidente da Cova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST/AMAPÁ-PARÁ, Marivaldo Nazareno Vieira da Silva.

Profunda troca de experiências e conhecimentos

O Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania permitiu que a CNPL levasse aos colegas da Região Norte uma equipe de palestrantes que pontuou e contextualizou aos presentes uma série de temas e questões que se configuram cruciais para a compreensão do novo papel que a sociedade e os trabalhadores esperam dos sindicatos.

O relacionamento com a classe política, a elaboração, encaminhamento e acompanhamento de projetos de leis, de emendas entre outros temas que profissionalizam a atuação política dos sindicalistas foi apresentado pelo assessor parlamentar da CNPL e do DIAP, André Santos, em sua palestra “Análise de Conjuntura/ Ambiente político/ Quem é quem no processo decisório?”.

E na sequência Fernando Ferrari Filho, economista e professor da UFRGS falou sobre a “Conjuntura Econômica Brasileira: Problemas e Perspectivas” e  Zilmara Alencar, assessora Jurídica da CNPL e especialista em Relações do Trabalho tratar o tema “As entidades sindicais e as transformações no mundo do trabalho”, provocando bastante interesse e participação dos sindicalistas e demais convidados nos espaços destinado aos debates.

O Fórum proporcionou também uma oportunidade ímpar para as lideranças sindicais da Região Norte em dialogarem de forma direta com um representante do universo, em escala global, o senhor Stanley Gacek, diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho – OIT, não só prestigiou ao Fórum, como também foi um dos palestrantes, apresentando o tema : “A OIT e as normas do direito sindical em escala global: Os desafios do trabalho decente”.

Gacek elogiou bastante a iniciativa da realização do Fórum, bem como se prontificou a ser o elo de ligação entre a CNPL e a OIT na discussão dos sérios problemas de precarização das relações de trabalho que os profissionais liberais vem sofrendo não só no Brasil como no mundo. O dirigente apoiou a discussão desse tema, que em algumas vezes remete à escravidão contemporânea no âmbito da Conferência Internacional da OIT que é realizada anualmente em Genebra.

Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação CNPL