Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

Quem pode ser aprendiz?

Outras notícias

...

Fabricantes chineses fazem apelo aos americanos: “comprem direto da fábrica”

Influenciadores chineses invadem redes sociais para mostrar suposta cadeia de fornecimento de marcas de luxo; vídeos são apelo para que…

Agrishow tem foco em produtividade e clima para gerar R$ 15 bi em negócios

Devem ganhar destaque as máquinas agrícolas verdes, com menor consumo de combustível e emissões, e soluções voltadas a extremos climáticos…

Quais países aceitam a entrada de brasileiros sem passaporte? Confira lista

Nove países aceitam o RG para entrada em seus territórios para turistas Turistas brasileiros conseguem viajar internacionalmente sem precisar de passaporte para…

Celulares de 3 operadoras ganham compatibilidade com Starlink!

A internet via satélite permite conexão em locais onde cabos e torres de celular não chegam. Ela utiliza satélites de baixa…

Aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos que esteja matriculado e frequentando regularmente a escola, caso não haja concluído o ensino médio, e inscrito em programa de aprendizagem (art. 428, caput e § 1º, da CLT). Caso o aprendiz seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação (art. 428, § 5º, da CLT). Nas localidades onde não houver oferta de ensino médio para o cumprimento do disposto no § 1º do art. 428 da CLT, a contratação do aprendiz poderá ocorrer sem a frequência à escola, desde que ele já tenha concluído o ensino fundamental (art. 428, § 7º, da CLT). Caso não tenha concluído o ensino fundamental, aquela exigência deverá ser atendida, ou seja, a contratação só será válida com a frequência do aprendiz à escola.

Em observância aos princípios contidos no art. 227 da Constituição Federal (CF/88) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é assegurada aos adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos prioridade na contratação para o exercício da função de aprendiz, salvo quando: I – as atividades práticas de aprendizagem ocorrerem no interior do estabelecimento, sujeitando os aprendizes à insalubridade ou à periculosidade, sem que se possa ilidir o risco ou realizá-las integralmente em ambiente simulado; II – a lei exigir, para o desempenho das atividades práticas, licença ou autorização vedada para pessoa com idade inferior a 18 anos; e III – a natureza das atividades práticas for incompatível com o desenvolvimento físico, psicológico e moral dos adolescentes aprendizes (art. 11, incisos I, II e III, do Decreto nº 5.598/05).

Nas atividades elencadas nos itens acima, deverão ser admitidos, obrigatoriamente, jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos (art. 11, parágrafo único, do Decreto nº 5.598/05) e pessoas com deficiência a partir dos 18 anos. (Com informações do Manual de aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego)