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São Paulo terá primeiro transporte público aquático; veja como funcionará a embarcação

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  • 17 de março de 2024

Transporte Aquático de SP deve começar a operar no final de março, segundo a prefeitura. Foto: Divulgação

Aquático-SP deve beneficiar cerca de 385 mil pessoas que moram nos bairros do Grajaú, Pedreira e Cocaia

A cidade de São Paulo contará com um projeto aquático, na Represa Billings, que será o primeiro modal de transporte coletivo por embarcações da capital.

Segundo a prefeitura, o transporte hidroviário tem previsão para começar a operar no dia 27 de março, data que marca o 99º aniversário da Represa Billings.

A embarcação deve beneficiar cerca de 385 mil pessoas que moram nos bairros do Grajaú, Pedreira e Cocaia.

O tempo estimado de travessia pelo denominado “Aquático-SP” será de 17 minutos.

Atualmente, os moradores dessas regiões levam 1h20 para realizar o percurso.

O trajeto entre o Cantinho do Céu e Pedreira vem sendo realizado por meio do viário urbano e tem extensão de 17,5 quilômetros.

Como será a embarcação

Duas embarcações estão em fase de testes e ajustes, com capacidade para 60 passageiros cada, sendo todos sentados.

Durante a operação serão realizadas viagens com intervalos de 30 minutos a partir das 6h, totalizando até 58 viagens por dia.

“O horário de operação e a quantidade de percursos diários podem sofrer alterações em razão das condições meteorológicas”, informou a prefeitura de São Paulo.

O percurso das embarcações pela Represa Billings terá aproximadamente 5,6 km e o tempo de viagem será reduzido, possibilitando também uma ligação mais rápida ao Terminal Santo Amaro.

O barco contará com ar-condicionado, poltrona estofada, televisão, local para cadeirante e para bicicleta.

As duas embarcações que farão a operação assistida têm locais específicos para fixação de até duas cadeiras de rodas por viagem. Contam com ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitários também acessíveis.

Segundo a prefeitura, todos os bancos contam com coletes salva-vidas (incluindo modelos específicos para pessoas obesas e crianças) e ainda há espaço para fixação de até seis bicicletas na parte externa.

As embarcações também têm assentos preferenciais para pessoas obesas, assim como sanitário acessível, com sistema de tanque séptico e não dispensará dejetos na represa.

Redação CNPL sobre artigo de Anna Gabriela Costa