Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

STJ obriga Caixa a fornecer extratos de contas do FGTS

Outras notícias

...

Atualização do PIX realizará transferências automáticas sem você aprovar

Tabata Amaral é a autora do Projeto (Reprodução/Agência de Notícias Senado)  A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e…

Bancos estão sendo afetados pelo empréstimo para CLT

Bancos estão sendo afetados pelo empréstimo para CLT- Foto: José Cruz/Agência Brasil A partir de 21 de março de 2025,…

Brasil perde relevância entre investidores que buscam emergentes enquanto Ásia ganha espaço

Com cenário de incerteza. gestores globais colocam economia brasileira em segundo plano e reforçam a aposta em Índia e Taiwan…

União Europeia lança balcão de apoio para PMEs em relação ao cumprimento de sanções

A Comissão Europeia lançou um novo balcão único de apoio destinado a prestar assistência crucial às pequenas e médias empresas…

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a Caixa Econômica Federal (CEF) é obrigada a fornecer extratos das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de qualquer período. O banco já fornecia esse tipo de informação para as contas criadas a partir de 1990, quando passou a ser a única instituição gestora do fundo. Agora, a Justiça o obriga a disponibilizar os extratos mesmo para as contas criadas antes desse ano. 

 
O FGTS foi instituído em 1966. Vinte anos depois, com a extinção do Banco Nacional de Habitação (BNH), a CEF passou a ser a maior administradora do fundo, mas foi apenas em 1990 que conseguiu centralizar as quase 130 milhões de contas do FGTS que estavam distribuídas em 76 bancos. “A CEF é responsável pelo fornecimento dos extratos do FGTS, inclusive para fins de exibição em juízo, independentemente do período em discussão”, diz o texto do STJ.
 
O banco informou que já adequou normas internas para o cumprimento da decisão. Para consultar o saldo dessas contas criadas antes de 1990, é preciso ir a uma agência. No caso de contas abertas depois de 1990, a CEF permite a consulta pela internet. O trabalhador deve cadastrar senha para acessos às informações, informando o PIS. Além do extrato completo, o banco oferece a opção de atualização de endereço, extrato por e-mail e serviços no celular.
 
Fonte: IG
 

]]>