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Uber e iFood anunciam parceria para integrar aplicativos no Brasil

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  • 16 de maio de 2025

Acordo com a Uber chega na mesma semana em que uma concorrente chinesa do iFood anunciou sua chegada ao mercado brasileiro

Uber e iFood vão unir forças no Brasil | Foto: Divulgação

A disputa pelo bilionário mercado de delivery no Brasil acaba de ganhar um novo capítulo, com a união de forças entre os gigantes iFood e Uber para integrar seus aplicativos.

A parceria permitirá que os usuários do iFood solicitem viagens da Uber diretamente pelo app, enquanto os usuários da Uber terão acesso aos serviços de entregas de comidas, mercados, farmácia e conveniência do iFood por meio da plataforma de transporte.

O acordo começou a ser negociado há algum tempo, mas o anúncio chega em um momento conveniente, na mesma semana em que a chinesa Meituan divulga sua chegada ao mercado brasileiro com o app de delivery Keeta, que competiria com o iFood – maior player local atualmente.

Com o anúncio da parceria, a Uber deixa claro que não retomará o serviço da Uber Eats no Brasil, suspenso em março de 2022.

Naquele ano, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, chegou a dizer em um evento que se não fosse para ser a principal player, a Uber preferia sair e focar em outros mercados.

Na época, o Startups apurou que a Uber teria chegado a tentar vender a operação da Uber Eats para o iFood, mas o negócio não foi para a frente.

Agora, parece que a companhia preferiu seguir pelo caminho de “se não pode vencê-los, junte-se a eles”.

Em nota divulgada à imprensa, o iFood informou que o objetivo do acordo é simplificar o dia a dia dos brasileiros, que poderão planejar seus deslocamentos e fazer pedidos de refeições ou compras sem precisar alternar entre aplicativos.

“Estamos muito empolgados em unir forças com o iFood no Brasil”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.

“Hoje, apenas cerca de metade dos usuários usam as duas plataformas de maneira recorrente. Então, essa parceria representa mais um grande passo na nossa missão de ajudar as pessoas a irem a qualquer lugar e obterem qualquer coisa com um toque”.

Diego Barreto, CEO do iFood, destacou que o app transformou a maneira de pedir comida e itens do dia a dia no Brasil, assim como a Uber mudou radicalmente a forma de os brasileiros se locomoverem.

“Agora, essa integração marca um grande avanço, com as duas empresas inovando juntas para oferecer uma nova forma de acessar serviços cotidianos. Acreditamos que essa parceria vai impulsionar mais pedidos aos restaurantes, mercados, farmácias e conveniência em geral; gerar mais renda aos entregadores e motoristas e simplificar ainda mais a vida dos consumidores”, aponta.

A parceria não muda a forma como os usuários utilizam seus aplicativos. A diferença é que, agora, no app da Uber, a aba de Delivery vai refletir as opções do iFood.

Já no app do iFood, uma nova aba de Mobilidade permitirá que os usuários solicitem viagens com facilidade na Uber.

Segundo as empresas, os programas de assinatura Uber One e Clube iFood seguem inalterados, mas as companhias estão avaliando formas de explorar iniciativas conjuntas nesses programas no futuro próximo.

Redação CNPL sobre artigo de Stephanie Tondo / STARTUP