Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Senado aprova projeto que cria linha de crédito para profissionais liberais

Outras notícias

...

Chiquinho Brazão e assessores custaram R$ 169 mil aos cofres da Câmara em abril

Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) participa por videoconferência de reunião do Conselho de Ética da Câmara Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados Deputado está…

72% dos advogados brasileiros são autônomos

Estudo revela predominância e as características dos advogados autônomos no Brasil, destacando diferenças regionais, raciais e de renda.  Dados significativos…

STF vai julgar sigilo de buscas na internet, Lei das Estatais e Reforma da Previdência

Fachada do STF, em Brasília / Crédito: Gustavo Moreno/SCO/STF Pauta também inclui uso de banheiro por transexuais e indulto natalino…

Reajuste federal: veja valores do aumento de benefícios após assinatura do termo de compromisso salarial

Registro da reunião da mesa de negociação / Foto divulgação Somente o vale alimentação que será com efeitos financeiros em…

O Senado Federal aprovou uma linha de crédito para a atividade empresarial dos profissionais liberais no último dia 28. A ação é voltada para aqueles profissionais que atuam como pessoa física e tem validade enquanto durar o estado de calamidade pública. O Substitutivo do Projeto de Lei nº 2424, de 2020, foi aprovado por 73 votos e segue para votação na Câmara dos Deputados. O PL nº 2424/20 é de autoria do senador Eduardo Girão (PODEMOS/CE).

O projeto aprovado pelo Senado vai liberar, por meio do Tesouro Nacional, linha especial de crédito aos profissionais liberais – principalmente da área da saúde – para reduzir os prejuízos econômicos em decorrência da pandemia. O texto aprovado traz a previsão de crédito máximo de R$ 100 mil por requerente, mas limita o valor da operação a 50% do total anual do rendimento do trabalho (sem vínculo empregatício) informado na Declaração de Ajuste Anual do calendário 2019.

A taxa de juros empregada será anual máxima igual à taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), acrescida de 5%. Além disso, os profissionais liberais terão 36 meses para realizar o pagamento, sendo que oito meses desse período poderão ser de carência. Ainda de acordo com o projeto, para requisitar o benefício, os profissionais liberais não podem ter nenhum vínculo empregatício, nem a participação como sócio de alguma empresa.