Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Dispensa de trabalhador com depressão não configura dano moral, segundo TST

Outras notícias

...

CCJ do Senado aprova nova Lei de Cotas no serviço público

Senador Humberto Costa (PT-PE) é o relator da Lei de Cotas no serviço público Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado Proposta ainda…

Sindicontabil VS realiza café da manhã em comemoração ao Dia do Contabilista

Foto: Juliano Palinha Ocorrendo no dia 25/4, na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do…

A maior impressora 3D do mundo, capaz de fabricar uma casa em 80 horas, poderá aposentar trabalhadores da construção

Explore como a maior impressora 3D do mundo, FoF 1.0, transforma resíduos em lares sustentáveis em 80 hrs. Revolucionando a…

Reforma tributária prevê menos imposto para advogado, engenheiro e economista entre outras atividades

Regulamentação proposta por equipe econômica lista 18 atividades que terão abatimento de 30% nos novos tributos que incidirão sobre o…
  • 21 de março de 2024

(Imagem: Freepik)

Desembargador do TST entendeu não haver requisitos que caracterizam dano moral para pagamento de compensação.

Por não vislumbrar critérios necessários para caracterizar dano moral, o desembargador do TST, Eduardo Pugliesi, afastou a condenação de empregadora que supostamente teria demitido um trabalhador por estar com depressão.

Para o magistrado, não houve nexo causal que configurasse a demissão como discriminatória e, portanto, passível a indenização.

Na ação trabalhista, um segurança afirmou que foi diagnosticado com ansiedade e depressão, estando em tratamento médico, quando foi demitido pela empregadora.

Indignado, ajuizou ação pedindo indenização apor danos morais contra empresa, por entender que a demissão foi discriminatória.

A sentença de origem julgou improcedentes os pleitos autorais, tendo o acórdão reformado o julgado, condenando a empresa em indenização por danos morais, em razão da dispensa de empregado enfermo. Irresignada, a empresa recorreu da decisão.

Ao avaliar o caso, o TST reconheceu que, sob o prisma da responsabilidade subjetiva, prevista nos arts. 186 e 927 do CC, o dever de reparar exige a presença da conduta do agente; dano e nexo de causalidade entre a conduta e o resultado lesivo; e dolo ou culpa do agente causador.

A decisão ainda pontuou que o próprio acórdão regional havia reputado “irrelevante a ausência de nexo causal com as atividades exercidas, uma vez que a condenação da reclamada decorre do ato de dispensar um empregado doente, em tratamento médico”, desconsiderando os requisitos caracterizadores do dano moral para pagamento de compensação.

Diante disso, reformou a decisão para excluir a empresa da condenação ao pagamento de compensação por dano moral, restabelecendo a sentença no particular.

Redação CNPL com informações do site migalhas.com.br