Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Mais indústrias de biodiesel devem fechar nos EUA

Outras notícias

...

CCJ do Senado aprova nova Lei de Cotas no serviço público

Senador Humberto Costa (PT-PE) é o relator da Lei de Cotas no serviço público Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado Proposta ainda…

Sindicontabil VS realiza café da manhã em comemoração ao Dia do Contabilista

Foto: Juliano Palinha Ocorrendo no dia 25/4, na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do…

A maior impressora 3D do mundo, capaz de fabricar uma casa em 80 horas, poderá aposentar trabalhadores da construção

Explore como a maior impressora 3D do mundo, FoF 1.0, transforma resíduos em lares sustentáveis em 80 hrs. Revolucionando a…

Reforma tributária prevê menos imposto para advogado, engenheiro e economista entre outras atividades

Regulamentação proposta por equipe econômica lista 18 atividades que terão abatimento de 30% nos novos tributos que incidirão sobre o…
  • 20 de março de 2024

Os mercados de biodiesel e diesel renovável competem em um cenário onde a capacidade de produção supera a demanda. No início deste mês, a Chevron anunciou o encerramento de fábricas de biodiesel em Iowa e Wisconsin – Foto: Divulgação

 A produção de biodiesel, derivado do óleo de soja, está sendo prejudicada pelo crescimento do diesel renovável, alertou o economista agrícola Scott Irwin.

Ele destacou que, se as perdas continuarem em 2024, mais paralisações de usinas de biodiesel podem ser esperadas.

Irwin calculou que, entre 2021 e 2024, as fábricas de biodiesel no Centro-Oeste dos EUA perderam 20 centavos por galão devido à ascensão do diesel renovável.

A capacidade operacional dessas instalações atingiu seu pico em 2021, com 2,46 bilhões de galões por ano, mas caiu para 2,09 bilhões de galões por ano em julho de 2022.

No início deste mês, a Chevron anunciou o encerramento de fábricas de biodiesel em Iowa e Wisconsin, com um volume combinado de 50 milhões de galões por ano devido às  “más condições de mercado”.

A Chevron possui outras sete fábricas de biodiesel nos EUA.

“Os anúncios recentes indicam que as perdas de produção podem ser suficientemente grandes em 2024 para desencadear outra ronda de encerramentos de fábricas”, disse Irwin.

No outono de 2023, havia 59 usinas de biodiesel.

Os mercados de biodiesel e diesel renovável competem em um cenário onde a capacidade de produção supera a demanda.

O diesel renovável, por ser um substituto direto do diesel de petróleo, é favorecido devido à sua queima mais limpa e maior energia.

Enquanto isso, o biodiesel, que deve ser misturado ao diesel de petróleo, enfrenta limitações.

Políticas favoráveis ao diesel renovável são observadas na Califórnia, Oregon e estado de Washington.

Os processos de produção diferem, com o diesel renovável feito por hidrotratamento e o biodiesel por transesterificação, ambos utilizando óleo de soja como principal matéria-prima, embora uma variedade de gorduras e óleos possam ser empregados.

Metade aproximadamente do óleo de soja dos EUA será destinada aos biocombustíveis este ano, em comparação com 38% em 2022, conforme estimado pelo USDA.

A crescente demanda por óleo de soja resultará na construção de novas fábricas de esmagamento de soja e na expansão das já existentes, de acordo com uma análise do Wells Fargo.

A maior demanda interna por óleo de soja compensará o declínio nas exportações, afirma o relatório.

Redação CNPL sobre artigo de  Leonardo Gottems